Pular para o conteúdo principal

1º Boletim Manifesto

É isso aí, intrepid one! De vez em quando irá pintar um boletim especial por aqui, com informações ligeiras, porém certeiras. Tudo no ponto certo, para saciar a sua ânsia pelo conhecimento infinito – e até para que eu possa desanuviar um pouco dos complicados pensamentos, descansar das pesquisas, do trabalho interminável, e relaxar na mais prazerosa e desavergonhada preguiça.
Além disso, hoje é sexta-feira...



Kirby vence a primeira enquete do Manifesto!Como o amigo pode ver aí do lado esquerdo, um pouquinho mais pra baixo, Jack kirby venceu a primeira enquete do Manifesto “Qual foi o melhor parceiro de Stan Lee?”, arrematando 66% dos votos. Uma verdadeira “lavada” nos concorrentes, assim diria o outro. Como eu já antecipava isso, comecei a preparar uma super-hiper duca matéria com o “Rei dos Quadrinhos”. Ou seria uma crônica? Ou então, um poema?
Bah! Só o tempo dirá...


Muertos no QIA edição 94 do fanzine QI (Quadrinhos Independentes) de Edgard Guimarães traz, além das costumeiras seções, um exemplar gratuito da revista Muertos, com uma HQ produzida pelo quadrinista Daniel Pereira dos Santos, a partir de um conto de Zanthos Aybrom. São 36 páginas de sombras, delírios e goles de Rum Bacardi Gold. O interessado deve entrar em contato direto com Daniel clicando em http://www.ds.art.br/. Mas se você quiser adquirir também o QI, fale com o Edgard pelo e-mail Edgard@ita.br.


Hu-QuanO editor José Salles continua (de maneira louvável) investindo no quadrinho brasileiro independente, com o seu selo Júpiter II. Desta vez, chegou às minhas mãos, a primeira edição – de uma série de duas – de Hu-Quan, que conta a história de um lutador marcial que foi parar numa vizinhança barra-pesada sob o jugo de um tal "Açougueiro" (pura simpatia). Produção de Fab Cruz, Luiz Meira e Douglas Felix, a trama remete ao seriado televisivo Kung Fu de David Carradine, e mesmo às HQs de Shang Chi, da Marvel Comics.


Defensores da Justiça 1Helder Costa, o mesmo autor de A Coroa e a Espada, volta a aprontar, mandando brasa em seu novo fanzine, feito no “estilo antigamente”. Ou seja: formato ofício, 16 páginas xerocadas, e uma história repleta de super-heróis que conhecemos e adoramos. Hã... quer dizer, embora os caras sejam chamados de “Super-Homem”, “Lanterna Verde”, “Flash” e “Blade”, Helder trocou suas identidades conhecidas por pessoas reais... conhecidas apenas pelo Helder! E o Super-Homem não é ninguém menos que o próprio quadrinista. Os “vilões” – e sacos de pancada dessa inusitada edição – são Jaspion, Kamen Rider e Dragon Ball. Diversão garantida! Se estiver interessado em conhecer os quadrinhos do Helder, entre em contato neste e-mail: heldercosta79@ig.com.br


Jornal GRAPHIQ
Mário Latino é um dos principais "guerrilheiros" da produção e difusão dos quadrinhos no Brasil. Prova disso é que desde os anos 1990 vem lançando edições especiais, como o faroeste O Homem do Missouri, ou os álbuns do hilário Roberval, além de comandar na rede o GRAPHIQ Brasil, que ganhou o Troféu Bigorna na categoria “Melhor Site de Autor”. Ultimamente, Latino se dedica com afinco à confecção do Jornal GRAPHIQ, periódico mensal, com tiragem de 5 mil cópias, que reúne em suas páginas tiras em quadrinhos de diversos e talentosos autores. Entre eles: Fraga, Paulo Yokota, Rosa Duval, Ruy Jobim Neto e o próprio Latino, com o seu impagável Agente 000125; além de artigos e entrevistas assinados por especialistas como Gazy Andraus e Waldomiro Vergueiro. Vale a pena conferir.
Por aqui encerro esta, na certeza do dever cumprido. Amanhã é dia de premiação, e domingo, de macarrão. Na segunda, eu volto a correr atrás do Dr. destino.
Tá falado!

© Copyright Roberto Guedes

Comentários

Anônimo disse…
Que legal. Não conhecia essas revistas, vou entrar em contato com os editores.
Leonardo
Anônimo disse…
Guedes, adorei o capítulo do Kirby no livro da Era de Bronze. você sabe das coisas. E essa ilustração dos "capitães" que legal!
Lucas
Anônimo disse…
OPA ROBERTO, gostei demais do GUEDES MANIFESTO, RAPAZ ,PRECISO LER TUDO ISSO COM MUITA CALMA, a matéria, o dia em batman encarou o poderoso thor está ótima, gostaria de ter esta hq, sou saudosista, por demais até, veja o estilo que criei o capitão alfa, é nesta linha, antiga, meio hanna barbera, grande abraço e sucesso, lança mais livros sobre heróis cara, nacionais e internacionais, adoro conhecer os " desconhecidos".
José Carlos Braga
Roberto Guedes disse…
Pessoal,

Podem conferir essas publicações, que são muito boas!