Pular para o conteúdo principal

40 anos de "O Careca"

Julho está terminando, mas para não passar batido, aqui vai uma pequena homenagem/lembrança aos 40 anos de criação (e não publicação) de O Careca, de Alain Voss.

Pois é, que coisa esquisita, não é mesmo? E se não fosse pelo esforço de Woney Almeida de Souza e Franco de Rosa, que resgatarem do “limbo do anonimato” esse invocado personagem, com certeza eu não estaria aqui comentando sobre ele.

Explicando melhor...

O franco-brasileiro Alain Voss, que havia trabalhado na revista Realidade (precursora da Veja) e ilustrado capas de discos dos Mutantes (banda nacional de Rock que lançou Rita Lee no cenário musical), criou uma movimentada história de espionagem, repleta de ação e desenhos pra lá de influenciados pela “pincelada de Jack Kirby” – nas palavras do próprio autor.

Programada para sair em julho de 1969 pela União Brasileira de Editoras Ltda. (UBE), foram impressas apenas oito mil cópias do número 1 de O Careca. Mas depois de muita burocracia e problemas com distribuição, a editora decidiu destruir toda a tiragem antes do lançamento. Bem, algumas cópias sobreviveram, e de posse desse material – e com a permissão de Voss –, Worney e Franco produziram uma edição fac-símile em maio de 1995, sob o selo Comix Club; proporcionando ao fandom brasuca a oportunidade de conferir essa verdadeira raridade de nosso meio editorial.

Mas a curiosidade maior fica por conta do depoimento exclusivo que Franco me concedeu e que consta no livro A Saga dos Super-Heróis Brasileiros (2005): “Reza a lenda que a revista do Careca chegou a ser rodada na gráfica junto com o número 1 da Mônica, de Mauricio de Sousa, mas a UBE cancelou tudo porque Mauricio fechou contrato com a Abril.”, o que nos faz imaginar duas coisas: Teria a Turma da Mônica a mesma repercussão e sucesso pela UBE? E o Careca, tornar-se-ia também um título de sucesso?

Quem sabe?

© Copyright Roberto Guedes.

Amigo, se você é fã de Histórias em Quadrinhos Brasileiras, responda a enquete (localizada na lateral desta página, logo abaixo da Galeria de Capas e Artes) “Qual personagem da HQB merecia ser reeditado?”, e depois envie sua mensagem comentando o texto acima e, caso queira, o voto também.

Comentários

Valcir disse…
Guedes, bom dia!

Nunca havia lido sobre tal Careca. Interessante e inusitado nome para um personagem aos moldes Kirby. Fiquei curioso em conhecer.
Anônimo disse…
Também fiquei curioso. Você já leu este material? Parece bom, não? Tem certeza de que não foi o Kirby que desenhou? Abraço.
Andre Bufrem
Roberto Guedes disse…
Ah, sim, André! Inclusive, o exemplar estampado no artigo é da minha coleção. Procure nos sebos, pois vale a pena.
Falae GUEDES. PUTZ, cara...sempre fui maluco por este material...original então nem se fala. Aliás, assim como corre a lenda que vc retratou sobre ele...eu achava que até essa edição "XEROCADA" também não passava de conto da carochinha....Eu quero um!
Bira disse…
Guedão, não sou do subúrbio, muito menos careca, mas eu QUERO!!!!!!!!!!!!!
Hauhauhauhuahuahuahuah
Como não sou? Nasci no Brás e me criei no Tatuapé... Mó suburbião!
Bicho, tem caricas minhas que vão te arrancar lágrimas. E comentário sobre teu livro Era de Bronze. Só não digo aonde. Procura!!!!!!!!!!!!!!!
Bração
Roberto Guedes disse…
André, a edição fac-símile de O Careca foi impressa no sistema off-set. Mas como disse ao teu xará mais acima, pra encontrar um exemplar hoje, só em sebos ou lojas especializadas como a Comix, OK? Dá uma vasculhada pois vale a pena!

----

Birão, meu velho, você é o cara! Obrigado pelas palavras calorosas a respeito do "Era de Bronze"... e parabéns pelas sensacionais caricas com os feras do King Features!

Amigos, confiram tudo isso no blog do Bira:
http://caricasdobira.blogspot.com/2009/07/os-mestres-da-hq.html
Anônimo disse…
Parabens e obrigado, Roberto.
Abs
Franco
Gerson_Fasano disse…
Muito bom esse Careca, eu comprei na época. Foi pelo Correio. De memória eu lembro que davam umas dicas de como envenenar o Ford Corcel !!!!

Saíram outras hqs do Alain Voss por aqui ?

Já sobre o Mauricio de Souza, como seria essa primeira edição ? Será que as hqs sairam depois ?
Sandro Marcelo disse…
Sempre tive muita curiosidade sobre o Careca. Havia lido sobre ele no livro do Guedes mas aqui no Recife pra achar isso em sebo é mais fácil ganhar na megasena, rsrsrsrsrsrs!
Unknown disse…
Quer conhecer meu mundo no Google clique,imagens. é só pesquisa sobre mauriciodossantos1967, universox1 o u capitão brasil da terra x1
want to know my world on Google click images. just search on mauriciodossantos1967, universox1 or capitãobrasil of terrax1
https://plus.google.com/u/0/stream/circles/p48f92f728aa559b0