Pular para o conteúdo principal

Entrevista com Mozart Couto

Enquanto eu corro aqui com a finalização de um livro, a produção da nova edição do Almanaque Meteoro, artigos sobre HQs para essa e aquela publicação, além de outras coisinhas que não posso falar nada agora, deixo com o intrépido amigo seguidor deste blog, um arquivo com a entrevista que fiz com um dos nomes mais importantes da história dos Quadrinhos no Brasil: Mozart Couto! (Foto ao lado, nos anos 1980)

Mozart é um verdadeiro “monstro sagrado” do lápis e nanquim, que iniciou sua carreira no final dos anos 1970. Fez parte do cast de artistas da originalíssima editora Grafipar, alcançando picos de popularidade em meio ao fandom nacional devido aos seus trabalhos vigorosos para Vecchi, D-Arte, Press Editorial e Editora Abril.

Foi um dos pioneiros no desbravamento do mercado estrangeiro, ao colocar suas obras na Europa; e na década de 1990 também trabalhou para companhias norte-americanas como Image e Dark Horse. No início deste século, produziu Quadrinhos e livros teóricos de desenho para as editoras Escala e Opera Graphica. Nesta última, tive a oportunidade de editar alguns de seus álbuns e o magazine Brakan – uma bárbara co-criação do desenhista com o roteirista Júlio Emílio Braz! Minha honra maior, contudo, foi quando Mozart aceitou ilustrar a capa do meu livro A Saga dos Super-Heróis Brasileiros.
A entrevista em questão foi realizada na ocasião do lançamento do álbum Desenhando Arte Fantástica: Guerreiras, e publicada nas páginas de 100 Balas 34, em janeiro de 2005. Basta clicar aqui e baixar o arquivo pra ler. Caso você não tenha o programa de leitura de revistas em computador CDisplay, clique aqui para instalá-lo. É fácil, fácil!
Boa leitura!

© Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários

Carlos disse…
Muito esclarecedora a entrevista com mestre Mozart. Obrigado por compartilha-la, Guedão!
Roberto Guedes disse…
De nada, Carlos!
Abraço!