Pular para o conteúdo principal

Todos amam Gwen Stacy!

Na semana passada o Manifesto organizou uma enquete para a escolha da heroína dos Quadrinhos favorita dos leitores (veja aqui). Agora o resultado finalmente é conhecido. Deu Gwen Stacy, a famosa namorada do Homem-Aranha criada por Stan Lee e Steve Ditko, que estreou em Amazing Spider-Man 31, em dezembro de 1965.

Gwen ficou com 23% dos votos, batendo sua concorrente direta, a Mulher-Maravilha, com 20%. As demais candidatas ficaram assim: Mulher-Gato em terceiro lugar, com 13% da preferência. Mônica, de Mauricio de Sousa veio em seguida, com 11%. Na quinta colocação se destacou a sedutora Vampirella, com 6%. A sexta colocação é que acumulou mais personagens, com 4% da pontuação para cada uma em relação ao total: a ninja Elektra, a argentina Mafalda, a clássica Betty Boop e a super ruiva Mary Jane - curiosamente, a rival de Gwen pelo coração de Peter Parker (o alterego do Aranha), e que, inclusive, acabou se casando com o herói na década de 1980 (saiba mais aqui). Olivia Palito e Supergirl registraram, cada uma, apenas 2% da votação, enquanto, na última colocação ficou Minnie, da Disney, com nenhum voto.

Claro que tudo não passa de uma grande brincadeira - a bem da verdade, essa enquete não tem valor científico nenhum. De qualquer maneira aponta para algumas curiosidades. Por exemplo, o fato de Gwen nunca ter sido protagonista de uma revista, apenas uma coadjuvante, e mesmo assim desbancar ícones como Mulher-Maravilha e Mulher-Gato. Além disso, ela morreu oficialmente em 1973, nas páginas de Amazing Spider-Man 121 (relembre aqui). Simplesmente há 40 anos! OK! De lá para cá, ela até apareceu bastante nas páginas impressas, mas quase sempre em cenas flashback, em retcons ou realidades alternativas - além de ser representada por alguns clones, você sabe.

Talvez o fato de aparecer nos últimos anos em produções cinematográficas, nas interpretações de Bryce Dallas Howard e de Emma Stone, tenha contribuído para essa renovada popularidade da loirinha, não acha? Bem, tempos atrás eu entrevistei o roteirista Gerry Conway, responsável pela história da morte de Gwen, e ele me disse com todas as letras que Gwen era "mais chata do que lavar louça" (confira a reportagem completa na revista Mundo dos Super-Heróis 38). Pois é, Gerry, pelo jeito nem todo mundo pensa como você, hein?

De minha parte só posso concluir que Gwen, antes de qualquer outra coisa, representa um momento muito bacana dos Quadrinhos de super-heróis e, em particular, da mitologia do Homem-Aranha. Um período que fincou profundamente nos corações e mentes de seus leitores, com histórias descompromissadas, escapistas, mas, ao mesmo tempo, humanas e reflexivas. Tramas de quando a coragem do herói era contrabalançada pela meiguice de sua amada; de quando os personagens refletiam os anseios e sonhos de seus leitores.

A verdadeira "super mulher " não é um fetiche de roupa collant - mas aquela que conquista o homem apenas com a sua doçura.

© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários

Cesar disse…
"A verdadeira "super mulher " não é um fetiche sob uma roupa collant - ela é aquela que conquista o homem apenas com a sua doçura."

Excelsior, caríssimo GENIAL GUEDES!
Anônimo disse…
Gwen sempre foi e será a minha preferida.

Lucas
Anônimo disse…
Pra ser justo com as outras personagens femininas é necessário outra enquete. Desta vez sem a Gwen, rsrsrs.
Andre Bufrem
Gerson_Fasano disse…
A Gwen não foi a minha escolha, mas confesso que pensei muito nela. O título ficou em excelentes mãos. E concordo com o César: "A verdadeira "super mulher " não é um fetiche de roupa collant - mas aquela que conquista o homem apenas com a sua doçura." => ficou duca !
wendell disse…
Em minha humilde opinião, Gwen será sempre a maior coadjuvante de The Amazing Spider-Man.

Personagem que edição após edição foi trabalhada de forma irretocável por Stan Lee.

Muitos dizem que Mary Jane amadureceu na série. Ora bolas! Muito antes isto já acontecera com Gwen.

Personagem humana.

Esbofeteou um aluno que ousara chamar Peter de covarde. Deu uma tremenda bronca em ninguém menos que tia May.

Mas também demonstrou em vários momentos seu amor incondiconal pelo nosso herói.

Forte e doce.

Depois de sua morte, o título nunca mais foi o mesmo.

Respeito sobremaneira o grande Conway, mas convenhamos, Gwen de Stan Lee é algo acima da média. Único!

Abração do super fã de Gwen Stacy,

Wendell
Garys Linneker disse…
Essa foto da Gwen num tem nada a ver com a Gwen quietinha que vi nos desenhos . rs

Mesmo assim, ainda fico com a Mulher Maravilha. há, há!