Pular para o conteúdo principal

O Bem e o Mal no tabuleiro?

Você conhece a banda de rock progressivo Kansas? Provavelmente sim, pelos hits "Dust in the Wind" e "Carry on Wayward Son" (que sempre toca no final de cada temporada do seriado Supernatural). O conjunto também emplacou "Play the Game Tonight", sucesso de comercial do cigarro Hollywood, em 1982.

O clipe dessa música traz detalhes intrigantes que denotam escandalosa influência ocultista - o que só vem a corroborar com as várias denúncias de domínio Illuminati na indústria americana de entretenimento. A banda está posicionada sobre o que aparenta ser um tabuleiro de xadrez, que também representa o piso característico de uma loja maçônica. 

De fato, as imagens são intercaladas com a de duas figuras encapuzadas (ceifadores?) jogando xadrez. Ao manipularem as bizarras peças, inspiradas em personagens de O Senhor dos Anéis, visões de progresso humano e de guerras surgem, respectivamente, do interior dos capuzes dos jogadores branco e preto.

Para olhares leigos, trata-se apenas de uma alusão ao combate do bem contra o mal; todavia, o que se evidencia é que são as sociedades secretas (representadas pelos encapuzados) que determinam o andamento da humanidade há um bom tempo. 

Entretanto, como acontece em vários outros trabalhos musicais, nem sempre o que se passa no clipe corresponde fidedignamente à letra. Sabe-se que nesse período, alguns membros do Kansas se converteram ao cristianismo. Isso pode ser percebido logo na primeira estrofe de "Play the Game Tonight", que parece ter sido inspirada em trechos das Escrituras:

Você acha que algo está acontecendo
E é maior que a sua vida
Mas isso é apenas o que você ouve

"E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer, mas não será o fim" [Marcos 13:7]

Você ainda se lembrará
Quando a luz da manhã vier

"Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente Estrela da Manhã" [Apocalipse 22:16]

Contudo, essa ambivalência ideológica gerou vários desentendimentos quanto aos rumos que o grupo deveria seguir, e a troca de membros virou rotina dali em diante.


© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários

Cesar disse…
Texto muito interessante. E assistindo o clipe faz a gente pensar naquilo que você explicou.
Parabéns.

Andre Mansim disse…
É... Pode ser, né?
As coisas ditas subliminarmente nunca são certeza absoluta...