Pular para o conteúdo principal

O Vigia original da Charlton Comics

O Vigia da Charlton estreou três anos antes de Uatu
Todo fã da Marvel conhece Uatu, alienígena gigante e careca da raça dos Vigias - seres quase tão antigos quanto a criação do universo, que só observam e registram os acontecimentos históricos sem nunca interferirem. Se bem que Uatu quebrou esse juramento algumas vezes para ajudar os habitantes do planeta Terra, em particular, seus amigos do Quarteto Fantástico.

A primeira aparição de Uatu aconteceu em Fantastic Four 13 (abril/1963), sendo uma criação conjunta de Stan Lee (roteiro) e Jack Kirby (arte). Com o passar do tempo, suas participações se tornaram mais corriqueiras, levando-o até mesmo a ganhar uma série solo intitulada Contos do Vigia, nas páginas de revistas como Tales of Suspense, Silver Surfer e Marvel Super-Heroes. Ele também se tornou o narrador oficial de What If? (E Se..., no Brasil), e por aí vai...

Contudo, três anos antes, a concorrente Charlton Comics publicou em Mysteries of Unexplored Worlds 18 (maio/1960), a curiosa "The Forbidden Formula" ("A fórmula Proibida", numa tradução literal), sobre um alienígena chamado Codin, da raça dos... ora, veja só... Vigias! O roteiro dessa HQ é comumente atribuído a Joe Gill, e os desenhos a Bill Montes.
As características e motivações do Vigia da Charlton são similares às do personagem da Marvel 
Assim como os Vigias da Marvel, esses da Charlton eram enormes, carecas, vestiam um camisolão e também observavam tudo que acontecia nas outras civilizações. Só havia uma diferença: eles tinham a missão de interferir, caso algo muito grave pudesse colocar em jogo a existência do próprio universo. Foi o caso de Codin, que veio à Terra para destruir uma fórmula devastadora criada por um cientista desavisado.

Stan e Jack nunca comentaram qualquer influência, mas o fato do arte-finalista em Fantastic Four 13 ser justamente Steve Ditko, notório colaborador da Charlton nos anos 1960, poderia indicar que ele participou, em algum nível, da concepção do Vigia da Marvel.

Esse cabeçudo também é parecido com Uatu, não?
Se não bastasse a incrível semelhança entre os personagens dos gibis, durante a terceira temporada do seriado televisivo Além da Imaginação (Twilight Zone) de Rod Serling, precisamente no episódio 24 - ou 89, na sequencia geral -, intitulado "Para Servir o Homem" (março/1962) um alienígena da raça dos kanamitas vem ao nosso mundo para nos trazer conhecimento e paz. E adivinhe: o kanamita tinha quase três metros de altura, era cabeçudo, careca e vestia um camisolão (interpretado por Richard Kiel, o "Jaws", de James Bond).

Será que Kirby desenhou o Vigia após assistir o episódio na televisão? Teria Ditko mostrado a HQ da Charlton para Stan? Ou seria mesmo tudo uma grande coincidência? Em meio a esse mistério de natureza cósmica, Uatu permanece em silêncio absoluto em seu refúgio lunar... e ninguém tem acesso aos seus arquivos secretos.

© Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários

Lancelot disse…
Só o Uatu sabe... Muita coisa veio como novidade, até mesmo os "banfs" do Noturno ja eram feitos pelo Bob Fantasma... Essa turma trabalhou toda junta naqueles sindicatos...
Sandro disse…
Isso de personagens inspirando a criação de outros personagens foi muito comum na era de prata, seja no uso de nomes ou conceitos.
De qualquer forma o Vigia da Marvel, inspirações a parte, sempre foi marcante.
Roberto Guedes disse…
Acho que vai um pouco além da inspiração. Os dois personagens são "Vigias" (Watchers). Nos visuais são praticamente idênticos, e suas missões bem parecidas. É um caso a se pensar, chapas...
Sandro Marcelo disse…
Mais um maravilhoso achado! Acredito muito na ideia de um ser inspirado em outro, acho que tem tudo a ver! Parabéns por mais esse trabalho de pesquisa, Guedes!
Roberto Guedes disse…
Obrigado, Sandrovisk! Abração!
Andre Bufrem disse…
Uia! Essa é novidade pra mim. Sempre achei o Vigia um personagem muito original, exceto pela semelhança com os hostess das Creepie da vida. What if? Tinha quase a mesma pegada inicial. Mas cadê os Vigias anteriores? O que vale é o do titio Stan. Os outros não tinham esse gênio por trás.
Roberto Guedes disse…
Sem dúvida, Bufrem! O Vigia da Marvel é um personagem mais bem trabalhado, participou de inúmeras sagas e protagonizou sua própria série. Todavia, esse tipo de registro é importante, até para termos uma compreensão mais ampla da história dos quadrinhos.

Abs
Gerson_Fasano disse…
Grande Guedes, sempre nos brinda com esses achados. Três personagens iguais de três fontes diferentes, será que teve alguém em comum nas 3 versões ? A GEP chegou a publicar algumas histórias do Contos do Vigia, de cabeça não lembro quantas.
Roberto Guedes disse…
Nas Edições GEP, não é? Salvo engano, também saíram alguns Contos do Vigia na Heróis da TV da Abril. Vale uma conferida.