Pular para o conteúdo principal

Por que abortaram o "Projeto Manhattan"?


Peter e Lynn pensando em casamento.Lynn? Quem?! - Arte de Larry Lieber.
Idealizada para ser uma graphic novel, a história “The Manhattan Project” – escrita por Jim Shooter e Alan Zelenetz, e desenhada por Larry Lieber (entre outras, irmão caçula de Stan Lee) – apresentaria fatos tão polêmicos para os mitos do herói, que, com certeza, fez com que as cabeças pensantes nos corredores da Marvel Comcs temessem seu lançamento.

Em meados dos anos 1980, Shooter, o editor-chefe de plantão, desistiu da publicação dessa edição especial que mostrava Peter Parker noivando uma garota muito rica e, até então desconhecida, chamada Lynn. Isso mesmo! Nada do clone de Gwen Stacy, de Mary Jane ou ainda da Gata Negra. Apenas “Lynn” (e não me olhe assim. Eu também não sei o sobrenome da moçoila).

Ah, além disso, de maneira absurda, o fotógrafo do Clarim Diário assinava um contrato para jogar futebol americano profissionalmente. Afê!

Mas o mais surpreendente é que nessa aventura, os vilões Rei do Crime e Mercenário descobriam a identidade secreta do Cabela-de-Teia, colocando as vidas de Lynn e de tia May em perigo. Entre as mil e uma reviravoltas dessa trama insólita, Vanessa, a esposa do Rei o deixa para sempre, e o corpulento chefão do crime organizado assassina o Mercenário, para, logo depois, também morrer durante uma batalha definitiva com o nosso herói.

Como se pode notar, alguns elementos utilizados por Frank Miller em sua passagem pelo título de linha do Demolidor, com destaque às histórias seriadas em “A Queda de Murdock” - por exemplo: o gangster descobrir que o advogado cego Matt Murdock e o Homem-sem-Medo são a mesma pessoa -, são gritantemente parecidas às presentes em “The Manhattan Project”, o que nos deixa com mais uma interrogação: Quem teria de fato pensado nessas idéias primeiro?

Ora, ora, carambolas! Teria o cancelamento de “O Projeto Manhattan” acontecido pelo fato de Shooter perceber as semelhanças com as idéias de Miller, ou por temer uma possível repercussão negativa advinda das radicais “transformações” que ocorreriam em todo o status quo do Homem-Aranha?

Qual é a sua opinião, intrepid one?

© Copyright Roberto Guedes

Este texto – publicado originalmente em Gibilândia 3 (abril/2002), e reprisado em Stripmania 3 (janeiro/2005) – foi revisado, ampliado e atualizado pelo próprio autor.

Comentários

Anônimo disse…
Guedes,

Fascinante a trama. Uma reviravolta na vida do Peter Parker. Fantástico seria a ousadia, mas, presumo, que isso acarretou tanto medo no pessoal da Marvel, que desistiram da idéia e as repercursões que isso causaria. Tudo isso é um julgamento que faço. Depois da fase ruim por que passa o Frank Miller, o Ronin, mesmo uma coisa fantástica, mas tendo muito do mangá Lobo Solicitário, Ronin sofre influência do hachureado que o Moebius dá aos desenhos dele, acredito que esse o roteiro pode ter sido influenciador da Queda do Murdock e derivados. Por quê, não?

Valcir
Bira disse…
Pois eu acho que Stan -the man- Lee desistiu do lançamento da revista e, pra não perder as idéias (que não é de seu feitio) passou-as pro Frank -que não quis homenagear Will Eisner- Miller, que rapidinho anotou todas e adaptou ao que ia fazer com Demolidor.
Teoria da Conspiração?
Quem sabe?
HAuahuahuhauhauhuahuauhauuahuaha
Anônimo disse…
Interessante, mais não tenho nenhuma opinão sobre o assunto.

John
Anônimo disse…
Certeza de que o pessoal da Marvel se borrou todo com as repercussões. E com razão, né? Como What if? o Plot é interessantíssimo, mas como série regular sei lá... Acredito que lá pelo nº 12 da revista iriam ter que matar a moça, ou fazer um pacto com algum demônio dando sopa por aí. Mas eu gostaria de ver essa história publicada!
Abraço.
Andre Bufrem
Carlos disse…
Só você mesmo pra desenterrar uma raridade dessas, Guedão.
Pelo jeito da mina, fogosa, ia dar mais trabalho pro Peter que a própria MJ. hehehe Bela arte do Lieber, sempre gostei do traço dele.
Anônimo disse…
Parabéns por mais um bom texto.

Abraço.
Leandro
Wendell disse…
Acho que ficaram com medo da repercussão da história e toda mudança no status quo do personagem.
Mas essa matéria me fez refletir mais uma vez. Por que será que todo editor que fazer a “sua” grande história que irá mudar tudo na vida do Peter? Sei não viu. Eu ficaria imensamente feliz se aparecesse um editor e falasse: Olha, chega de retcons marketeiros, chega de saga totêmica, mudanças mágicas, etc... A partir de hoje vamos fazer o básico. Contar boas histórias do herói mais humano e comum da Marvel.
E acho mesmo que BND não é isso – infelizmente. Com muita tristeza, vejo Peter se perder a cada “grande história” bolada pelos editores Marvel. Não estou aqui dizendo que o universo aracnídeo não pode ser enriquecido ou mesmo incorporar novos conceitos. Acho que tudo é uma questão de um projeto sério, feito com calma e que conte com um grande editor e escritor, que amem verdadeiramente esse personagem.
Mas enfim....

Abraços aracnídeos!

Wendell
Roberto Guedes disse…
Valcir e Bira, gostei de suas teorias.

Wendell e André, acho que teríamos de falar com Jim Shooter, não? Mas será que o cara lembra desse episódio? rs

Abraços!
Roberto Guedes disse…
Aproveito o ensejo pra retificar a grafia do nome da garota: é Lynn, com "Y" - quem reparou nisso foi uma leitora de uma comunidade de HQs no orkut chamada Miriam.
Leonardo disse…
Matéria sensacional, como todas as que você escreve, Guedes! Não conhecia esse episódio inédito da carreira do teioso. Apesar dos pesares, acho que teria sido interessante ler essa história, já que da minha parte, nunca aprovei o casamento de Petey e Mary Jane. Talvez, casando-se com uma desconhecida, personagem sem bagagem cronológica, desse mais liberdade aos roteiristas para, num futuro qualquer, separarem o casal. Coisa que, infelizmente, não conseguem fazer em relação à Mary Jane, que vive indo e voltando na vida do herói.
Nota mil pro artigo. Você é fera!
Anônimo disse…
Amigo Guedes

Matéria sensacional, como aliás tudo que você escreve aqui.
Mas me tira uma dúvida... onde você consegue essas informações?
Você mantem contato com "os caras" lá nos States?
Você lê alguma publicação americana?
Você tem um "Médium" particular que lhe informa das coisas?
Você é paranormal?
Enfim... qual a explicação?

Abraços do

Cesar
Roberto Guedes disse…
Leonardo, bem interessante essa sua análise.

Cesão, respondendo suas indagações:
Você mantem contato com "os caras" lá nos States?

Sim.

Você lê alguma publicação americana?

Algumas.

Você tem um "Médium" particular que lhe informa das coisas?

Nenhum.

Você é paranormal?

Hã... não acredite em tudo falam de mim, OK?

Abraços!
Esfinge disse…
HAHAHA Adorei essa "mini-entrevista" sua com o Cesão, Guedão. E concordo com o Wendell: esses editores da Marvel só andam fazendo lambança. Querem aparecer mais que os próprios roteiristas e até que os próprios personagens.
Jorge disse…
Pra variar, outra pérola de bastidores que só você no Brasil teria condições de descobrir, Guedão. Que morram de dor-de-cotovelo os invejosos anônimos!