Pular para o conteúdo principal

As novas e estranhas capas dos gibis do Aranha




Apesar do design bonito e arrojado dessas capas, os leitores
torcem o nariz para, o que consideram uma desvirtuação
do Estilo Marvel.


As edições recentes de Amazing Spider-Man, o título mais tradicional do nosso querido Cabeça-de-Teia , precisamente, os números 602 e 603 vêm causando certa estranheza, e, por que não dizer (?), indignação em boa parte do fandom ianque devido às suas capas.

Com evidente apelo sensual – traduzindo: Mary Jane –, que a bem da verdade, nunca foi motivo pra chatear ninguém (exceto os adeptos de Fredric Wertham), essas capas são esculhambadas em comentários espalhados em fóruns e sites especializados States a fora, devido à descaracterização empregada a uma revista do estilo super-heróico, e à face – considerada por muitos, horripilante – da ruiva (Amazing 603), delineada por Stephane Roux.

Alguém até alertou que “Será que é tão difícil de se fazer uma capa decente em Amazing?”, apesar das mesmas apresentarem um visual moderno e descolado o suficiente pra arrancar suspiros dos menos fiéis ao layout marveliano.

E é aí que – creio eu – o bicho está pegando: a Marvel não se parece mais com a Marvel. É incrível, mas é isso mesmo! Definitivamente, os tempos são outros, e todos os elementos que fizeram da Casa das Idéias um oásis de criatividade do mercado de Comics americano entre os sixties e eighties desapareceram sem deixar rastro, súditos e herdeiros.

Simplesmente não há mais nada em comum entre a EDITORA DE QUADRINHOS Marvel de outrora com a EMPRESA DE ENTRETENIMENTO Marvel de hoje. Não entenda errado, intrepid one, isto não é uma crítica, mas sim uma constatação.
Na verdade, tudo que é novo e diferente causa espanto (e até indignação), mas se tiver realmente qualidade, fará sucesso e superará as críticas. Mas é claro, é evidente, é lógico, que não estou necessariamente me referindo aqui à Marvel atual...

© Copyright Roberto Guedes.

Comentários

Valcir disse…
Guedes, bom dia!

As capas são bonitas. A Mary Jane está com as pernas a la Ana Rickman, mas, não discordo sobre está diferente e o foco não ser o Homem-Aranha, cujo protagonista da revista é ele. Os demais são meros adjuvantes.
Lucas Ed. disse…
Mas eu concordo que a MJ está com um rosto medonho na capa #603...
André Valle disse…
Gostei da imagem da Mary Jane com a lambreta, mas não tem muito à ver com uma revista de super-heróis. Havendo capas assim de vez em quando, beleza, mas em duas edições consecutivas parece mostrar uma nova linha adotada para "fisgar" um novo tipo de leitor, já que para quem acompanha o título parece não fazer muita diferença.
Bira disse…
Esse rosto perto do desenhado pelo J. Romita Sr, sem chance, né?
O traço do veterano é especialmente caprichado nas mulheres.
Esse daí parece que é uma personagem meio maligna...
Será que é o Venon disfarçado?
HAuhauhauhauhauhuauahuah
Nos vemos hoje no HQ mix, camarada?
Vou fazer uma charge da Mirza se insinuando pro D.Quixote!
Viu que o enteado do Rudy Florese publicou minha carica no Komikero?
Bração
Wendell disse…
Fala, Guedão!

Eu ainda não tinha visto essa capa de ASM 603. Tô achando que essa MJ é o Mefisto disfarçado.huahua...
Agora, a capa de ASM 602, do Granov, eu achei legal. Ficou parecendo que a MJ estava tirando uma foto para alguma publicidade. Fiquei até muito empolgado com o retorno da ruiva.(leia-se retorno do Peter. hehehe). Eu sei, eu sei... estou sonhando.rsrs
Mas analisando o seu texto, mestre, me deparei com uma idéia que venho maturando desde OMD. Este Peter não é o Peter. Pode parecer absurdo, mas sinto que este personagem maravilhoso está sendo totalmente descontruído. Se eu o tivesse conhecido hoje, ele NUNCA seria meu herói favorito. Pode até ser muito duro o que vou falar, mas como estamos entre amigos, o Peter hoje não passa de um covarde, escapista - e até mesmo - abobalhado. TUDO o que um herói NÃO deve ser. Lembre-se Quesada: "Grandes poderes, trazem grandes responsabilidades."
Mas tenho esperança que o Cabeça-de-Teia ainda vai voltar.

Abraços!

Wong
Ainda estudando muito as artes místicas ;)
Anônimo disse…
Oi pessoal.

Não entendo estas capas como desvirtualização da Marvel. Elas são sim uma forma legítima, na minha opinião, de chamar a atenção para a revista! O que falar então de capas metalizadas ou chamando: "Alguém morre nesta edição!" Acho estas últimas muito piores e mais apelativas. Concordo que não devem ser usadas sempre, pois aí sim sairia do foco aranhístico da série. Mas mulheres, e especificamente a mary Jane frequentam as capas do Aranha à séculos (em outra roupagem, mas frequentam).
Abraços,
Andre Bufrem
Cal Duran disse…
Salve Roberto,

Fazia tempo que não trocavamos uma idéia, e achei o momento apropriado tendo em vista que o grande guru marvelístico tupiniquim está com um pé atrás com a Casa das Idéias.

Fale mais sobre isto.

Também acho que os quadrinhos estão pobres, muito pobres. As edições se arrastam em histórias que quando acabamos de ler, falamos: "E aí? Só isso?"

Não há um desenvolvimento, quando há algum lampejo de algo realmente + profundo a coisa não segue adiante.

Mas em compensação, as idéias e a boa vontade são dignas de nota.

Em que outro momento pudemos ter o prazer de acompanhar tantos personagens do chamado labo "B" em séries de 1ª linha?

Aí acho que mora a chave da questão. São tantas idéias, tantas premissas, que elas chegam antes à forma final do como sem ser muito trabalhada. Realmente sinto falta de bons roteiros.

Exceções:

CAPITÃO AMÉRICA de Ed Brubaker: matou a pau e continua instigante.

KICK ASS: cara, uma história muito original e que tem um contexto muito mais profundo do que o derramamento de sangue explícito. Foi o que de mais novo a Casa das Idéias apresentou sob o selo Icon, e merece os parabéns. Mark Millar and Romita Jr. arrebentaram.

Agora queria que vc compartilhasse comigo o que está achando do HULK. Gostei da série do Hulk vermelho.

Quarteto do Millar e do Hitch não gostei. Nada de novo!

E coitado do Aranha, o que é aquilo? Totalmente fora, out, fake! Dan Slott precisa arrumar a casa urgente, pois o cara escreve muito bem.

Bem, como é muita coisa vamos por partes .


Make Mine Marvel! chuiff! buáá!

DC eu nem leio mais. Tô fora. Aliás a Marvel está migrando para a complexidade da DC, o Universo está expandindo esponencialmente em ramificações e pontas soltas que no futuro segura a bronca!
Anônimo disse…
Discord: Os 4 de Millar e Hitch são ótimos, muito melhor que o que vinha sendo feito até então. Hitch dá uma aula de como se desenha uma hq! e Millar tem um argumento sério e adulto!
M Santiago
Roberto Guedes disse…
Pelo jeito ninguém gostou da MJ com cara de skrull, né? (rs)

Bufrem, com certeza os leitores não são contra mulheres bonitas nas capas da Marvel, você não entendeu direito a informação.

Nessa, fico com o Birão: Romita nelas (nas capas, digo)!

Wendell, você disse tudo agora: o Aranha está irreconhecível! "Bring back my Spidey to me!"...

Cal, as histórias do Capitão realmente são boas, mas essas do Hulk Vermelho... putz... "Hulk Vermelho"?!

Como o chapa mesmo lembrou a famosa frase que marcou a geração inicial de True Believers: "Make Mine Marvel"!!!

'Nuff Said!
Anônimo disse…
Beleza Guedes, tenho certeza de que todos nós (leitores) gostamos de uma beldadezinha numa capa, né?
Tá boa a conversa.
Gostei do que o chapa Cal lembrou: os heróis secundários tendo boas chances em títulos de primeira linha. Atualmente tem muitos personagens antigos sendo valorizados, tupo o Luke Cage, O Homem-Máquina, O Vance Astro, etc... Adoro estas recuperações de personagens esquecidos!
Grande abraço a todos.
Andre Bufrem
Anônimo disse…
Hulk vermelho? Nossa...! Tô fora!
M Santiago