Pular para o conteúdo principal

O Dinâmico Don Heck

Estava folheando algumas velhas revistas, quando me bateu uma nostalgia danada dos bons tempos de leitura descompromissada e diversão garantida. Época em que, por exemplo, Don Heck desenhava as aventuras de Batgirl, Vingadores, Homem-Aranha, Mulher-Maravilha, Steel (Gládio) e, claro, as do Homem de Ferro – e que eu, ainda um pirralho, tive a oportunidade de acompanhar tudo isso avidamente lendo os gibis da EBAL e Bloch Editores.

Assim, resgatei uma pequena biografia que havia redigido originalmente para ser publicada na primeira Biblioteca Histórica Marvel do Vingador Dourado (que, acredito, acabou não sendo aproveitada), e a reproduzo aqui, como forma de homenagem a um artista tão pouco badalado no fandom, mas que merece todo o nosso carinho, já que preencheu de fantasia e alegria os corações juvenis de várias gerações de aficionados por HQs.

*Don Heck (02.01.1929 – 23.02.1995).

Sua notória habilidade para desenhar belas mulheres – influência direta de Milton Canniff – lhe garantiu trabalho contínuo em inúmeras séries de romance, como Love Romances e My Own Romance.

Entretanto, o nome de Heck ficou associado ao Homem de Ferro para sempre, não apenas por ter criado a armadura original do herói, mas também por retratar com fina elegância o ambiente jet set do personagem.

Stan Lee comenta que, em certa ocasião, alguém disse para ele: “Você não é o cara que costumava escrever o Homem de Ferro de Don Heck?”
Heck também co-criou a Viúva Negra e Mandarim.*

© Copyright Roberto Guedes.

Comentários

Anônimo disse…
Legal a lembrança, GUEDES...DON HECK, merece todo reconhecimento...um dos grandes da MARVEL.
André Portocarrero
Valcir disse…
Guedes, bom dia!

Muito interessante, uma pessoa lembrar do desenhista Don Heck em primeiro lugar e depois do Stan. Prova que o trabalho era muito competente. Valeu por essa nostalgica revelação.
Anônimo disse…
Don era mesmo muito bom, boa lembrança, Guedes.
M Santiago
Anônimo disse…
Oi Guedes.
Adorava o Don Heck, sou muito saudoso desta época, quando a armadura do ferroso não tinha tantos detalhes, mas era mais prática. O Don Heck tem um traço simples, mas o cara inova e bem nos ângulos de câmera e nas perspectivas. Gostava muito da sua Arte-final em The Avengers por exemplo!
Boa lembrança.
Abraço.
Andre Bufrem
Wendell disse…
Fala aí Roberto “Robbie” Guedes!

Que coincidência! Quando cheguei hoje em casa, estava me esperando uma encomenda: BHM Os Vingadores (1 e 2). Na verdade, acabei de folhear e... Don Heck é muuuuito bom, meu chapa. Ah! Acho que conheço o editor da BHM Vol. 1. rsrs...

Excelsior!!!!!

Abraços!

Wendell - marvetinho eufórico
André Valle disse…
Acredito que Don Heck foi prejudicado, em grande parte, por não ter arte-finalistas que se adequassem com seu estilo, sendo que considero seu melhor trabalho a edição de X-Men com a primeira aparição de Solaris, arte-finalizado pelo talentoso Tom Palmer.