Pular para o conteúdo principal

Batman está com a bola toda!

A última enquete do Manifesto feita para determinar o herói da DC Comics preferido da moçada, além de bater o recorde de participação de leitores, proporcionou uma vitória esmagadora para Batman, o Cruzado Embuçado de Gotham City, com 53% dos votos.

Em segundo e terceiro, como já era de se esperar, ficaram, respectivamente, Superman (21%) e Mulher-Maravilha (10%). Pouco mais atrás, Hal Jordan (6%), Robin (4%), Flash e Supergirl (2% dos votos cada). Para minha – desagradável – surpresa, o carismático e fanfarrão Arqueiro Verde não pontuou nada, o que me faz imaginar que, aqui no Brasil, a popularidade do multiverso DC se resume mesmo à “tríade sagrada” formada pelo Cavaleiro das Trevas, o Homem de Aço e a Princesa Amazona.

É claro – e eu sempre repito isso ao término das votações deste blog – que a enquete não tem valor científico algum, mas há de se considerar seu resultado, ao menos, como algo indicativo de tendência mercadológica e/ou cultural. Por exemplo: talvez reflita a decisão das editoras brasucas, do passado e do presente, de sempre lançarem títulos que apresentem esses três personagens como destaque maior.

Pela EBAL, Batman foi publicado ininterruptamente em título próprio, de 1953 a 1983, estrelando seis séries mensais distintas, duas delas em cores. Isso sem falar nas coleções bimestrais, nas edições extras, nos formatos tablóides, e em gibis protagonizados por Coringa, Robin, Batgirl etc.

De 1984 a 2002, o herói de Bob Kane esteve nas mãos da Editora Abril, passando por sete séries em formatos diferentes, além de graphic novels, minisséries e especiais sem fim. Editoras menores também se beneficiaram da logomarca mais manjada do comicdom, casos da L&PM, Mythos, A&C Editores (a própria Mythos), Brainstore e Opera Graphica. E nem vou entrar no campo da Televisão e Cinema, caso contrário não saio mais daqui.

Arrisco a dizer que uma enquete com os heróis Marvel seria um pouco mais acirrada, com votos equilibrados entre Homem-Aranha, X-Men, Capitão América, Hulk e, até mesmo, Homem de Ferro (que de uns anos pra cá anda muito em evidência). Será que vou queimar a língua com uma afirmação dessas? Hmm! Vamos aguardar o momento certo pra conferir isso...

Abaixo, uma listagem de outros artigos do Manifesto que deram destaque ao morcegão:

A história não lembrada de Batman

O amor perdido de Batman


© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários

Anônimo disse…
O Arqueiro era a minha segunda opção, Guedão... mas não tinha como não votar no Batman. hehehe

Carlos
Silvio Ribas disse…
Prezado, apreciei muito esta mensagem sua.

Abraço.
Paulo S. Braga disse…
Batman é humano, mais plausível. Superman é surreal demais pro meu gosto. Acho que as pessoas votam nele mais pela importância histórica do que por qualquer outro fator. Afinal, não há como ele se comparar a tipos como Homem-Aranha, Batman, Demolidor, Tarzan, Fantasma etc. Além disso, o cara é muito chato. hehehe
Valcir disse…
Guedes, boa tarde!

Ultimamente ando tão ocupado que ficou difícil de ler seus artigos e comentá-los, desculpe-me.
Mas a votação, no fundo, acaba tendo esse cunho de criar uma linha de análise, como essa que fez sobre a tríade.
kiara Guedes disse…
Ei, Super Heroi? Nunca perguntei, mas tbm não sei se é permitido assim, falar etals...Qual teu poder? ;)
Roberto Guedes disse…
Kiara, eu sou daqueles personagens sem superpoderes, que faz uso apenas de suas habilidades naturais, que apanha muito a história inteira, mas vence no final.

Quer dizer... de vez em quando, a conclusão acontece somente na edição seguinte... (rs)
Anônimo disse…
Guedes. Talvez por esta aposta em apenas 3 personagens a DC no Brasil sempre patina atrás da Marvel, que divulga vários ao mesmo tempo. Quando o Batman não vai bem, 1/3 dos leitores fica frustrado por exemplo. Na Marvel as fases ruins se diluem em vários títulos e acabam não afetando a popularidade da editora. Falei besteira?
Abraço.
Andre Bufrem
Roberto Guedes disse…
Não falou não, Bufrem. O que podemos constatar disso, é que a Marvel tem mesmo uma quantidade maior de personagens mais populares (entre os leitores), do que a DC.
Parabéns, o blog está muito bem feito

Gostaria de comunicar, que tenho uma
lojinha virtual de camisetas de bandas de rock, de filmes famosos , e também do "Batman"
www.elo7.com.br /strawberry fields shop
Aos cuidados de Antônio Barros.
anthoniobarros@gmail.com