Pular para o conteúdo principal

Uma capa pra lá de rara da EBAL!

Minha intenção aqui não é a de causar qualquer rebuliço no especulativo mercado brasileiro de revistas usadas, mas simplesmente de passar uma informação pra lá de curiosa para colecionadores e apreciadores de Quadrinhos em geral.

Há alguns dias, meu amigo – e colaborador do Almanaque Meteoro – Gérson “Homem-Mofo” Fasano me enviou um e-mail indagando a respeito das evidentes diferenças entre as capas de Amazing Spider-Man 35 (abril de 1966) e de Homem-Aranha 19, da EBAL, que republicou a referida edição gringa pela primeira vez aqui em outubro de 1970; salientando que jamais havia notado nada até conversar com um amigo estrangeiro.

Capa da EBAL recusada nos EUA.
Foi quando lembrei que em novembro de 2008, em conversa com colecionadores americanos numa lista de bate-papo dedicada às obras de Stan Lee, tal assunto viera à baila. Na ocasião afirmei que a figura do Aranha na capa publicada seria de Jack Kirby, enquanto que a do Homem-Moldado, de Steve Ditko – embora até hoje, lá fora, creditem Ditko como o único autor da capa.

Capa oficial retocada por Kirby.
Outro leitor, Nick Caputo corroborou o que eu disse e ainda acrescentou que, em conversa com John Romita anos antes, este afirmara a ele que Jack Kirby redesenhou a figura do aracnídeo na própria redação da Marvel e que seu lápis teria sido finalizado pelo gerente de produção Sol Brodsky.

Em pesquisa mais avançada, comprovei que, na Itália – assim como acontecera no Brasil – a capa de ASM 35 utilizada também foi a “renegada original” de Ditko, o que me faz imaginar que a Marvel não dispunha de provas ou fotolitos da capa oficial (retocada por Kirby) na hora de repassar o material para as editoras republicadoras de suas histórias mundo afora.

O fato, é que essa edição da EBAL (com um Cabeça-de-Teia de traseiro avantajado na capa), ganha agora uma graça especial na coleção dos brasileiros, é ou não é?

© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários

Carlos disse…
Eba! Eba! Eba! Eu tenho essa edição da EBAL!!! HAHAHAHA Que maneiro Guedão! Só você mesmo pra sacar dessas coisas!!!
Anônimo disse…
Como diz a galera por aqui... "Que onda!"

Engraçado isso, porque pelo certo deveriam ter mandado a capa que o Kirby refez... ou será que na opinião do Stan os leitores preferiam Kirby a Ditko?

Sandro MARCELO
Renato disse…
Puxa, vou correr atrás dessa raridade agora!
Anônimo disse…
O que nos mostra toda a problemática de um editorial na época. Muito interessante.

Não conhecia seu blog, também o achei deveras interessante.

Parabéns pelo trabalho.

-Erick Carvalho.
Cesar disse…
Guedão, essa informação é sensacional. Agora, cá entre nós, a capa reCUsada nos EUA e publicada no Brasil é meio estranha, não é?
E tem mais... ah, ah, ah... de hora em diante essa edição vai subir de preço no ML... ah, que vai, vai!
Parabéns pela informação e grande abraço do chapa.
Tiago disse…
Cara, que legal e eu tenho qiase certeza que tenho esta edição na minha coleção. heh
E outra coisa, Guedes, tu não teria um banner do teu blog pra mim colocar no meu?
Valeu
Roberto Guedes disse…
Tiago, o banner está no topo da página. Como é que se faz pra passar pra você?
Lancelot disse…
AHAHAH!!! Acho que os caras não gostaram da bunda do Aranha nem da tanga do Moldado... O Kirby refez a pose do Aranha e aumentou o calção do Moldado... Não sabia desse evento Roberto Guedes. Isso é censura, man!!!
...e, acho que sua tese tem sentido Roberto Guedes, os caras não tinha os fotolitos da capa modificada, tanto que mandaram para o resto do mundo a do Ditko...
Roberto Guedes disse…
Acho que nem a Marvel se deu conta que os personagens fariam tanto sucesso, e não prepararam cópias o suficiente das provas de capa. :)
Sandro disse…
Ponto interessante!
Mas agora não dá pra negar que em algum momento o Aranha foi um bundão. Rsrsrs!!!
Roberto Guedes disse…
Fato aparentemente incontestável, Sandrão!