Pular para o conteúdo principal

E tudo começou com um engodo...

Todo mundo concorda que o Capitão América é um dos mais emblemáticos personagens da poderosa editora Marvel Comics, certo? Pois é...

Outro dia, em conversa animada com amigos, o papo rendeu legal sobre a trajetória do Capitão América nas Histórias em Quadrinhos, desde que este estreou nas páginas impressas em 1941, até os anos 1970, quando se rebelou contra o governo corrupto americano de então (Caso Watergate), passando a atuar como Nômade.

Doravante, voltaria a empunhar o escudo e as cores de sua pátria, para enfrentar uma sociedade secreta que pretendia dominar a América utilizando a tal “Bomba da Loucura”. Uma seqüência bem subestimada pela crítica, mas com pitadas “proféticas” redigidas e pinceladas por Jack Kirby. Não quanto à bomba, mas sim, quanto aos grupos elitistas que dominam o mundo nos bastidores. Mas este não é o assunto desta postagem...

Hoje, enquanto separava material para uma pesquisa – nada a ver com o blog aqui –, me deparei com a famosa aventura do Tocha Humana da raríssima Strange Tales 114 (novembro de 1963), em que o Capitão faz sua estréia na Era de Prata dos Quadrinhos de super-heróis (e para quem não leu Quando Surgem os Super-Heróis, fique sabendo que este período compreende os anos de 1956 a 1969). Na capa, uma das primeiras transcrições referenciais à Era de Ouro das HQs, estabelecendo a divisão e distinção de um período e outro.

Pois é, mas o que há de tão importante nessa publicação além do fato do retorno do Capitão? Simples, é que não se tratava realmente de Steve Rogers, mas sim, de um impostor disfarçado como o Campeão da Liberdade! Na verdade, um velho inimigo do jovem cabeça quente do Quarteto Fantástico, o famigerado e saltitante Carl Zante, O Acrobata!

O editor e roteirista Stan Lee, esperto como ele só, não quis arriscar uma volta prematura do mais famoso herói da Timely – como a Marvel Comics era conhecida nos forties –, e dar com os burros n’água, como acontecera anteriormente, precisamente em 1954; daí que veio com essa de um fake, pra ver o que os leitores achavam.

E não deu outra! Atiçou a vontade dos True Believers, que passaram a exigir a volta do bandeiroso, o que não demorou a ocorrer. Em Avengers 4 (março de 1964), os Vingadores encontram o herói da 2ª Grande Guerra congelado, em estado de animação suspensa. E o resto é história...

Ao lado, a cena apoteótica com a surpreendente aparição do falso Capitão, desenhada por Kirby, e arte-finalizada por Dick Ayers. Diretamente da minha coleção.

Tá falado!
© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários

Como sempre, grande Guedes, seus artigos são excepcionais e elucidativos para todos, como eu, que leu muito esta boa fase dos heróis Marvel. Como vc citou nesta matéria sobre o Capitão, Stan Lee, de fato era um sábio... aliás, pra mim ele era um gênio, meu ídolo-Mor, pois escrever, criar e revitalizar vários personagens simultâneamente é uma tarefa que nem todos podem executar com maestria. Mas, o mestre-escriba o fez brilhantemente.
Parabéns pela matéria.
Além de super talentoso e criativo, você escreve muito bem, aborda os temas, sempre, com sabedoria e baseado em pesquisas aguçadas. Vc, pra mim, é uma das maiores enciclopédias em matéria de super-heróis!
Go ahead, brother!
Quando teremos a edição 3 do nosso querido Meteoro?
Anônimo disse…
Concordo, Tony.
Guedes é the best.
Renato disse…
Ótimas informações. No Manifesto a gente se aprende mais.
Cesar disse…
Que coisa mirabolante tal lance do Capitão falso! Adoraria ter lido essa aventura do Tocha, mas acho que no Brasil, somente a Bloch publicou histórias dele da Strange Tales, estou correto Guedes? Será que a Panini não se interessaria em publicar a aventura supracitada em sua postagem?
Meus agradecimentos por mais este esclarecimento quadrinístico de altíssima qualidade.
Roberto Guedes disse…
Pois é, Cesar, essa história poderia entrar numa edição especial do Tocha Humana, mas tenho cá minhas dúvidas se a Panini lançaria mesmo material tão antigo assim do personagem. Em todo caso, acho que vale a pena os leitores tentarem pedir aos seus editores.
---
Renato e "anônimo" (não esqueça de se identificar na próxima), valeu!
---
Grande Tony! Muito obrigado pelos elogios. Quanto a Stan, não é à toa que era chamado de "O Cara", não é mesmo?

Abraços a todos!
Anônimo disse…
ótimo Guedes.
Informação importantíssima pelo menos pra mim...), nunca imaginei este "teste de campo" com o Capitão.
Ótima estratégia do The Man.
Obrigado.
Andre Bufrem
Anônimo disse…
Olá Guedes, Boa matéria! Perdoe a minha nerdisse, o Carl Zante apareceu recentemente em Os Novos Vingadores 75, e é um "capitão" de cuecas vermelhas, então imagino que a imagem da matéria esteja com as cores refeitas para alguma republicação posterior. Sabendo que você curte os detalhes imaginei que ia gostar de saber. Um abraço,
gabriel rocha
Roberto Guedes disse…
Olá, Gabriel! Infelizmente não vi essa reedição de ONV 75. Mas vou procurar conferir.
Abração!
Maravilhosos estes resgates...estou RE-RE-RElendo minha coleção do NOVO CAPITÃO AMÉRICA da BLOCH depois daquele produtivo papo que rendeu mais esta matéria elegantemente escrita e repito, uma pena que o COMEBACK de KIRBY a MARVEL nunca tenha sido publicada na integralidade aqui. O Capitão desde o seu resurgimento na MARVEL pelas mãos e gênio aguçados de LEE e KIRBY nos anos de 1960 até meados dos anos de 1980 era uma das revistas mais politizadas e empolgantes tamto em roteiro como na arte que já se viu nos quadrinhos de heróis. André Portocarrero - Cuiabá-MT