Pular para o conteúdo principal

Qual é o Quadrinho licenciado mais legal de todos os tempos?

Certa feita, numa lista de bate-papo virtual, ocorreu um debate sobre qual material de outras mídias foi mais bem adaptado para uma série regular em Quadrinhos. A briga – no bom sentido – foi acirrada, levantando vários, acalorados e interessantes pontos de vista sobre esse ou aquele personagem, e, qual, no cômputo geral, era o bambambã, de fato, das páginas impressas.

Nem lembro mais quem ganhou a peleja, mas recordo que Conan, o Bárbaro (oriundo dos pulps) e Star Wars encabeçaram a lista dos preferidos. Mas não faltaram Pelezinho, de Mauricio de Sousa; O Homem de Seis Milhões de Dólares, produção da Charlton Comics para o seriado televisivo; Os Trapalhões pela Bloch Editores, sob a batuta do lendário editor Edmundo Rodrigues; Speed Racer (a versão latina dos anos 1970, com várias edições lançadas pela Editora Abril); Esquadrão Atari, inspirado no videogame; Rom, o brinquedo que virou um ótimo gibi; Star Trek – a quadrinização original da Gold Key; o Zorro de Alex Toth, baseado no seriado que tinha o galã Guy Williams no papel do mascarado, e por aí vai.

A lista deve ser quase infinita, ainda mais se formos buscar referências nos animês e desenhos animados americanos. Assim sendo, vou parar por aqui, com apenas 10 opções de voto (confira na enquete ao lado), mas com o espaço aberto no Manifesto para todo mundo opinar à vontade, OK?

Boa diversão!

© Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários

José Valcir disse…
Os Trapalhões porque marcou muito minha fase de garoto. Algo que aos 11 anos de idade não conhecia igual e rivalizava com Disney, Turma da Mônica, e outros quadrinhos. Era um humor escrachado e nonsense ao mesmo tempo. Ímpar.
Helder Costa disse…
Embora eu seja "Zorreiro", meu voto vai para "Conan".
Para mim foi a revista publicada pela Ebal "Os Invasores" as capas eram incríveis e a arte era muito bem feita, não me lembro se por artistas nacionais ou estrangeiros.
Eu voto nos Trapalhões, a série clássica dos anos 70 da Bloch, mas não tem como não citar Conan, Tarzan e Speed Racer. Abraço.
Paulo Ricardo disse…
Conan, sem sombra de dúvida, Guedão!
Anônimo disse…
Olha na maioria o Conan é escolhido! E concordo plenamente, mas Star Wars pra mim divide a liderança com ele! Ou seja primeiro lugar pra Conan e Star Wars.
Márcio "BOBAS" Brum disse…
Olha, todos esses citados (Pelezinho, Speed Racer, Zorro, Cyborg, etc.) fizeram minha alegria nos Anos 70, mas foi muito grande o impacto que as histórias do ROM tuveram sobre mim nos Anos 80 e eu fico com ele!
claudio.juris disse…
Gosto de todos que citaste, mas Conan está sem sombra de dúvida acima destes citados, Guedão... POR CROM!!!
Márcio "BOBAS" Brum disse…
Putz, o ROM não está na enquete! Bem, então como bom brasileiro, amante do futebol (GREMISTA FANÁTICO!), irei de "Pelezinho"!
Como fã incondicional do personagem Zorro (capa e espada), voto na adaptação para os quadrinhos, realizada magistralmente por Alex Toth! Eu já admirava Toth dos tempos do Cinemim (da EBAL), gibi dos anos 1950/1960/1970, especializado em quadrinizações de filmes. O grande artista transportou da tela para às HQs dezenas de filmes - como por exemplo: A Arma de um Bravo,Onde Começa o Inferno, A Lenda dos Anões Mágicos (de Disney), Asas de Águias, No Mundo dos Monstros Pré-históricos, ou mesmo algumas versões das séries de TV - como, Além da Imaginação, Range Rider (no Brasil, Tim Relâmpago - EBAL), O Doutor da Fronteira e Clint e Mac (de Diney, também). Tenho dito! Abração, Primaggio
Anônimo disse…
Pra mim qualquer enquete que tenha o Conan como opção, já tem o meu voto escolhido. O Cimério é claro. Além de ser de longe o mais mais longevo suas histórias sclássicas ainda são muito atuais, sem falar no panteão de artistas que passaram pelo personagem, como Barry Windsor Smith, John Buscema Earl Norem, Roy Thomas, etc...
Mençao honrosa para Star Wars. Outro licenciado que gostava muito quando saia nos formatinhos da Abril era o Indiana Jones. Qualquer história dele destes tempos é melhor que o roteiro deste último fiflme.
Andre Bufrem
Sandro Marcelo disse…
Indo na contramão da maioria, meu voto vai para o Esquadrão Atari! Além de minha clarapreferencia por super-heróis as histórias tinham uma carga dramática muito intensa sobre a vida de Martin Champion que tornava a série sensacional, além claro, da belíssima, gatíssima e estonteantemente sensual Dart! Claro que todas as opções apontadas na enquete são sensacionais, o Guedão deixou a gente numa sinuca de bico, rsrsrsrsrsrs!
Eu fico em dúvida entre Esquadrão Atari e Os Trapalhões. Dois trabalhos muito bons. Dá para votar duas vezes?
Roberto Guedes disse…
Gian, só dá pra escolher uma opção... sorry!

Caramba! Esta enquete está realmente bombando! E os comentários também estão ótimos - olha só quanta informação legal mestre Primaggio disponibilizou pra nós aqui no Manifesto.

Abraços gerais!
Ricardo disse…
Grande Guedes,

Votei no Zorro, Gostava muito do Zorro da Disney, ate ganhei um baralho de com os personagens, heeh

abraço


Ricardo
Gerson_Fasano disse…
APesar do Zorro do Alex Toth, votei no meu personagem de coração: Tarzan. Ainda mais dessa fase do Kubert. Ainda lembro de quando assistia ao seriado na TV, e do dia em que meu pai chegou com essa revista do Kubert. Foi a número 2 da Ebal.
Anônimo disse…
Sou um "disneyano" de carteirinha. Votei em Zorro porque sempre apreciei essas histórias, seja na TV (anos 60) como nas revistas Disney. Outras histórias Disney que foram "quadrinizadas" (originárias de filmes Disney) têm toda a minha apreciação também.
Lamento que a Abril não reedite essas histórias que marcaram época em nossa "era" de crianças e adolescentes.
Clênio Caldas
Lancelot disse…
Zorro! Acho que o personagem, para nossa geração, já de muito antes, foi um dos melhores...