Pular para o conteúdo principal

C. C. Beck e suas convicções

Veja a foto ao lado! Nada mais, nada menos que os lendários Stan Lee e C. C. Beck batendo um papo pra lá de descontraído durante uma convenção de Quadrinhos, em 1979.

Mas o que será que eles falavam ali, hein?

- Stan, seu sacana! Você criou um Capitão Marvel depois que o meu deixou de circular, né?
- Criei? Não foi o Gene Colan? Olha... foi o Gene Colan!

Brincadeirinha...

Bem, é de se concluir que Beck - um dos papas da Era de Ouro -, tivesse algumas restrições quanto ao estilo dos Quadrinhos Marvel. Ele achava que os super-heróis deveriam manter sua natureza pueril, tanto em conceito quanto em arte. Talvez tenha se irritado também com os estilos sombrios de Alan Weiss e Don Newton na série Shazam!, nos dançantes seventies.

Até certo ponto ele estava certo. Isto é, se formos analisar em retrospecto a queda vertiginosa na popularidade dos Comics, assim que começaram a ficar mais e mais sérios e realistas de meados dos anos 1980 em diante. 

Por outro lado, em uma antiga entrevista do cocriador do Capitão Marvel da Era de Ouro (republicada em português na terceira edição do também lendário fanzine Historieta, do saudoso Oscar Kern), Beck diz com todas as letras que a única coisa original e interessante surgida na Era de Prata era exatamente a linha de super-heróis capitaneada por Stan; embora aproveitasse o ensejo para chamar de confuso os títulos de "O Quarto Mundo", de Jack Kirby (pela DC Comics).

Detalhe: quem deu a sugestão para a DC adquirir os direitos do Capitão Marvel foi Kirby.

Com certeza, Carmine Infantino, Julie Schwartz e Jack Kirby não devem ter gostado dessa entrevista. O que talvez explique (um pouco) o aparente descaso da DC em relação ao "Mortal Mais Poderoso do Mundo".

Do alto da Pedra da Eternidade, o velho sábio pondera... e lamenta.

© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados. 

Este texto, devidamente revisado e atualizado pelo autor, foi enviado originalmente para a lista de Quadrinhos Marvel BR, em 29 de abril de 2008. Para saber mais sobre os bastidores do Capitão Marvel, leia a minha coluna na edição 41 da revista Mundo dos Super-Heróis, e também o meu livro A Era de Bronze dos Super-Heróis.

Comentários

Alexandre disse…
Morri de rir com o diálogo. hehehehe
Carlos disse…
Pra mim o Capitão Marvel sempre foi relegado a segundo ou terceiro plano na DC Comics. Acho que essas declarações do Beck explicam muita coisa.
Garys Linneker disse…
Gostei muito do diálogo. rs
Capitão Marvel tinha tudo pra se dá bem mais do que o Superman.
Anônimo disse…
Sou mais o Mar-Vell mesmo. kkkkkkk

Cesar
Andre Bufrem disse…
Não lembrava desse texto no MarvelBR. Mas é muito interessante. A conversa entre os gênios deve ter sido por aí mesmo. Quanto a qual super é mais legal: vou ficar em cima do muro. Adoro o Shazam! Mas o Super é o Super, não é? Rsrsrs
Roberto Guedes disse…
Bufrem... você está falando da rivalidade entre Superman e Capitão Marvel? É que o texto não trata disso... não entendi bem...
Andre Bufrem disse…
Vi ali em cima um companheiro dizer que preferia o Marvel e quis dar meu pitaco. Lendo com mais calma percebi que ele se referia ao Mar-vell. Ou seja, prefere a outra editora. Leitura dinâmica é uma porcaria. Sorry
Roberto Guedes disse…
Mas pode dar pitaco à vontade... eu é que não tinha entendido! (rs)

Abração!
Capitão Márvel disse…
Muito interessante! As histórias que o C C Beck desenhou na DC não tinham roteiros tão bons quanto as da Fawcett, não acha?
Roberto Guedes disse…
Pois é... o momento era outro e a DC não conseguiu repetir o sucesso que o Capitão Marvel teve na Era de Ouro.