Pular para o conteúdo principal

Cinco anos de Manifesto

Em 2008, eu estava completando 20 anos de serviços na área editorial, desde que vendi meus primeiros roteiros de quadrinhos para uma editora de São Paulo, e achei que seria legal criar um espaço na rede para expor minha visão do mercado e falar um pouco mais de meus futuros trabalhos profissionais.

De imediato pensei em um site, mas vi que seria complicado mantê-lo. Achei também que era algo muito impessoal. Queria alguma coisa mais simples e direta, que me permitisse interagir com os leitores à medida em que meus textos fossem postados. Daí que optei pelo blog.

E foi assim que, em 7 de novembro daquele ano, o Guedes Manifesto estreou na blogosfera. Para minha satisfação, o blog foi muito bem acolhido pelos leitores, colegas de profissão e a comunidade quadrinística em geral. Vários sites noticiaram, inclusive a revista Wizmania 8 (dezembro de 2008), que deu destaque em suas páginas ao acontecimento.

Além dos ensaios e artigos reflexivos "sobre um pouco de tudo", ou melhor, sobre um pouco de tudo a partir das HQs, também usei o blog para manifestar algumas outras habilidades minhas que, no âmbito da Nona Arte, nem sempre tive a oportunidade de expô-las, tais quais: o poema, a crônica e o texto em prosa (e não tardou para que o Manifesto virasse um selo editorial).

Nesse processo experimentalista o Manifesto atraiu um público diverso, bastante heterogêneo, que me incentivou a continuar apostando nessas outras formas de expressão. Animado, decidi investir mais tempo e esforços em projetos diversificados - em paralelo às HQs, claro -, e espero logo mais trazer novidades nesse sentido.

Hoje em dia, as redes sociais oferecem uma resposta mais rápida aos meus manifestos, principalmente o Facebook. Por isso que boa parte dos novos textos que escrevo, acabo postando por lá. Mas o blog continuará a existir enquanto o gráfico de estatística das visitas permanecer no topo.

Obrigado pela companhia e carinho em todo esse tempo!

© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários

Anônimo disse…
prefiro o blog para ler textos médios e longos.

parabéns pelo aniversário do blog!

Abç
Lancelot disse…
Parabéns Guedes, pelo grande trabalho informativo e de MANIFESTO em diversas outras áreas que tão bem sempre comentou. É uma parada obrigatória para quem quer ter uma opinião abalizada sobre Quadrinhos no Brasil e no mundo... É uma prestação de serviço necessária que agradecemos sua disponibilidade e presteza em nos brindar com tão fundamentadas resenhas, opiniões, matérias, etc..
Parabéns pelos 5 anos!!!
Lance
Anônimo disse…
Parabéns e continue firme! O blog é espetacular!


Carlos
Anônimo disse…
Parabéns ao Manifesto e ao Guedes. Não para de publicar aqui não!!!
Grande abraço,
Andre Bufrem
Cesar disse…
Parabéns Guedes, pelos cinco anos de blog.
Grande abraço

Cesar Brito
Parabéns ao amigo e que seus artigos se multipliquem sobre quadrinhos e o mundo da cultura pop.
Anônimo disse…
Parabéns Guedes, que este trabalho continue pois sempre traz novidades e surpresas importantes do mundo dos quadrinhos, nos permite conhecer um pouco melhor os bastidores.

Abraço Edu
Roberto Guedes disse…
Obrigado pelos cumprimentos, pessoal!

Abraço fraterno pra todos!
Zé Borba disse…
Caramba, 5 anos!
E já fala assim tão bem! É um menino precoce e prodígio esse garoto Manifesto. Longa vida e continue nos divertindo, ó boy! Siga voando!
:)
Wendell Morais disse…
Grande Roberto Guedes!

Tem sido um prazer enorme ler leitor do GUEDES MANIFESTO.

Neste tempo aprendi muito com o profissional, mas conheci também um pouco do ser humano Roberto.

Hoje tenho admiração por "ambos".

Mais e mais sucesso!

Um forte abraço!

Wendell
Roberto Guedes disse…
Ter a sua amizade é um grande privilégio pra mim, Wendell. Abração!
Marcilio disse…
Oi Guedes parabéns pelos cinco anos, sempre dou uma passada aqui para me atualizar e saber como vai o grande Meteoro. Falando nele não comprei o nº 04 e gostaria de adquirir, vc ainda tem ele? Tenho todos os outros que vc lançou, mas esse não. Tenho também lido suas belas reportagens na mundo, e parabéns mais uma vez. Abraços.

Marcílio Ferreira
Arcoverde - PE
Roberto Guedes disse…
Obrigado pelas palavras, Marcilio! O Almanaque Meteoro 4 esgotou rapidinho.

Pretendia relançá-lo na ocasião do lançamento do nº 5, mas como houve um grande atraso na produção, só poderei fazer isso o ano que vem. Em todo caso, avisarei por aqui, OK?

Abração!
Luiz disse…
Meus parabéns pelo excelente trabalho, tanto no blog, sempre com novidades e curiosidades, quanto pelos excelentes livros sobre quadrinhos. No Brasil, a literatura sobre o mercado de quadrinhos, especialmente super-heróis, apenas agora está se firmando, enquanto você foi um dos pioneiros e autora de alguns dos melhores livros da área! Parabéns!
Roberto Guedes disse…
Agradeço os cumprimentos, Luiz! E para o ano que vem tem mais livro.

Abração!