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Brazilian Way of Life

Não é de hoje que a cultura norte-americana exerce enorme influência no dia a dia do brasileiro. Coca-Cola, Hot Dog, Hamburger, Jeans, Rock etc. estão presentes na vida de todo mundo, e foi a partir dos anos 1950, principalmente com a consagração da televisão em nossos lares, que o consumo desses itens se tornou um hábito corriqueiro. 

Não há como dissociar esses aspectos da política desenvolvimentista do presidente Juscelino Kubitschek, cujo plano de metas visava fazer o país crescer “50 anos em cinco”, principalmente incentivando a industrialização nos setores de bens de consumo, como automóveis e eletrodomésticos. Para isso freou as importações e abriu as portas para o capital estrangeiro, ou seja, para a implantação de multinacionais em solo brasileiro.

Isso promoveu a geração de mais empregos e uma renovação no comércio. O Brasil ia perdendo seu aspecto ruralista, cada vez mais urbanizado e imerso no american way of life. Próximo do fim do mandato de JK, a insatisfação crescente de alguns setores começou a ganhar voz, principalmente nas artes.

Na poesia, por exemplo, surgiria o Concretismo, um movimento de vanguarda, com forte crítica social e política às multinacionais, conforme o poema Coca-Cola de Décio Pignatari, de 1957:

beba coca cola
babe cola
beba coca
babe cola caco
caco
cola
cloaca


[Trecho de um longo artigo que escrevi para uma publicação ainda inédita. A editora não me informou quando será o lançamento]


* Via perfil do autor no Facebook. *


© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários

Piero disse…
OBA! PARECE INTERESSANTÍSSIMO! NÃO ESQUEÇA DE AVISAR QUANDO FOR LANÇADO.
Roberto Guedes disse…
Com certeza! Fique ligado!