Pular para o conteúdo principal

Encontro de gigantes: Stan Lee e Osamu Tezuka

Caso interessante ocorreu na segunda metade dos anos 1970. Durante suas viagens pelo mundo para divulgar os personagens Marvel, Stan Lee aproveitou para dar um pulinho até o Japão. 

Na terra do sol nascente ele conheceu o lendário Osamu Tezuka, considerado o "Walt Disney japonês", criador de Astro Boy e A Princesa e o Cavaleiro, entre tantas outras obras importantes.

Tezuka não sabia se estendia a mão para Stan que, por sua vez, reclinou a cabeça para frente, imaginando saudar da maneira correta. Todos riram, o que, convenhamos, não é nada difícil com Stan no ambiente. 

Os japoneses queriam saber mais a respeito daqueles incríveis super-heróis do Ocidente. O intermediário da negociação, Gene Pelc explicou para Stan que eles estavam maravilhados com a premissa do Homem-Aranha: a do garoto que é picado por uma aranha contaminada por radioatividade. 

Mas o resto não funcionaria para eles. O estilo de vida e os costumes dos norte-americanos nada tinham a ver com a realidade oriental, e várias adaptações seriam necessárias (com ênfase no “várias”). 

O ator Hirosuke Kayama encarnou Peter Parker no seriado televisivo produzido pela empresa Toey, com 41 episódios transmitidos durante quase um ano. O Aranha ganhou seus poderes de um alienígena, e virou o protetor da Terra. Como todo bom seriado japonês, havia monstros e robôs gigantes para todo lado. 

Ao menos, no final, Tóquio saiu ilesa.

© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

* Trecho retirado do livro Stan Lee, O Reinventor dos Super-Heróis (Editorial Kalaco, 2012) e adaptado para este blog pelo próprio autor. 

Comentários

André disse…
Lembro dessa passagem divertida. O livro é estupendo! Tem alguma previsão de um novo livro sobre quadrinhos?
Anônimo disse…
Quantos anos tem o Stan Lee? Seria muito importante que ele comparecesse em alguma convenção de quadrinhos no Brasil.

Cesar
Anônimo disse…
stan lee tem 92 primaveras....
Anônimo disse…
curioso que Jack Kirby não conseguiu atingir a idade do Lee.....
hoje existem tantas pessoas longevas.
Roberto Guedes disse…
Stan tem 91 anos, Cesar. Ele nasceu em 1922.

André, o título do meu novo livro é A ERA MODERNA DOS SUPER-HERÓIS, e vai sair pela HQM Editora. Acredito que em breve o lançamento será divulgado na imprensa.
Roberto Guedes disse…
Pois é, Stefano... infelizmente Kirby se foi há duas décadas.
Anônimo disse…
Exato.
Já Tezuka morreu + cedo.... 60 anos !!!
Incrível que tem gente que dura muito e outros.. não !
Anônimo disse…
Opa.
Boa Guedes. Finalmente revelado o título de seu novo livro. Tema pra lá de interessante. Que baita pesquisa você deve ter feito, hein? Vai atualizando as informações de lançamento, hein?
Sobre o post. Muito interessante mesmo essa passagem do livro. Stan realmente era o homem!
Abs, Andre Bufrem
Anônimo disse…
Ei Guedes. Dei um google e vi que o anúncio já havia sido feito ainda ano passado... Falta só o anúncio do lançamento.
Abs.
ps:Continue com seus posts.
Andre
Roberto Guedes disse…
Pode deixar que continuarei postando novidades aqui no Manifesto, Bufrem! Quanto ao livro, agora é com a editora. Vamos aguardar!
Abração!