Pular para o conteúdo principal

O quadrinho psicodélico de Steranko

No final dos anos 1960, Jim Steranko se destacava dos demais ilustradores da Pop Art por misturar, com maestria e bom gosto, conceitos artísticos de Op Art e Psicodelia com a linguagem visual e narrativa das HQs.

Até o grande Neal Adams, então na DC Comics, prestou-lhe homenagem ao recriar uma cena da série Nick Fury numa história do macabro Desafiador. 

Seu prestígio era tanto que Steranko foi o primeiro desenhista da Era Marvel a conquistar o direito de escrever suas próprias histórias – privilégio que o editor Stan Lee não concedeu nem mesmo aos parceiros mais constantes, Jack Kirby e Steve Ditko (tempos depois Kirby escreveria HQs de Kazar e Inumanos). 

A capa de Nick Fury, Agent of S.H.I.E.L.D. 4 (setembro de 1968) é a mais famosa feita por Steranko - e também a mais homenageada por outros artistas desde então -, devido ao seu grafismo repleto de elementos psicodélicos, urbanos e perturbadores. 

Curiosamente, Steranko não escreveu e nem desenhou a história dessa edição. A tarefa de contar a origem da Shield coube a Roy Thomas e Frank Springer.

No Brasil, a capa apareceu pela primeira vez na, hoje raríssima, Nick Fury, Agente da S.H.I.E.L.D. 5 (setembro de 1969), da Editora Trieste. 

© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários

Anônimo disse…
Eu tinha esses números da Trieste. Vendi ele quando as histórias começaram a sair em cores na Heróis da TV da Abril. Hoje me arrependo da burrada que cometi. As revista da Trieste estão bem valorizadas.

Jairo