Pular para o conteúdo principal

Os segredos de Sally

Todo mundo sabe que nas histórias de Superman existe a mítica da letra "L" em relação às mulheres de sua vida (Lois Lane, Lana Lang, Lori Lemaris etc.), mas o que poucos devem ter se tocado, é que no universo aracnídeo ocorre algo parecido - certamente não de maneira intencional - envolvendo o nome feminino "Sally".

Começou lá atrás, na estreia do Homem-Aranha em Amazing Fantasy 15 (agosto de 1962), quando o tímido Peter Parker convidou para passear uma colega de escola chamada Sally (sem nenhum sobrenome). Na realidade, era a primeira vez que Peter aparecia interessado por uma garota; porém, logo a morena Sally foi esquecida pelos autores - Stan Lee (roteiro) e Steve Ditko (arte) -, enquanto que a loira Liz Allan (frequentemente grafada de maneira errada como Liz Allen) passou a ganhar mais e mais destaque nas tramas seguintes.

Contudo, em Amazing Spider-Man 36 (maio de 1966), nos dias iniciais de Peter na Universidade Empire State, o rapaz foi abordado por Sally Green, uma colega de classe (e amiga de Gwen Stacy), bem parecida com a Sally da HQ de 1962. 

Difícil prever se Stan usou mais uma vez o nome Sally de maneira aleatória ou intencional. Como nesse período as histórias eram planejadas previamente por Ditko (com Stan se encarregando de colocar os diálogos, narrativas e mudando o curso dos acontecimentos já desenhados, de acordo com seus interesses editoriais), talvez a inclusão de um sobrenome (Green) denotasse um possível interesse de Ditko em trabalhar a personagem nas futuras histórias. 


Prova disso é que Sally Green voltaria a aparecer em ASM 38 (julho de 1966), mas sem ter seu nome citado - propositalmente por Stan? -, para depois desaparecer de uma vez por todas da saga do Cabeça-de-Teia junto com Ditko. No lugar deste entrou o desenhista John Romita e, não por acaso, a ruiva Mary Jane Watson se tornou uma das mais importantes coadjuvantes da série.

Para muitos leitores, a Sally Green universitária e a Sally do colegial eram a mesma personagem, embora no diálogo de ASM 36, Green transparecesse conhecer Peter há pouco tempo, das aulas de Literatura Inglesa. O caso ficou mais confuso (ou não), quando o segundo volume da coleção catalogadora Official Marvel Index to Amazing Spider-Man (1985), especulou que Sally Green realmente poderia ser a Sally de Amazing Fantasy 15.

A dúvida só seria dirimida de vez em 1995, quando do lançamento da série Untold Tales of Spider-Man (Os Arquivos Secretos do Homem-Aranha, no Brasil), que contava novas HQs passadas nos primeiros anos de carreira do herói. É em Untold Tales que o roteirista Kurt Busiek explica que Sally Avril é o nome completo da garota do colegial, portanto, nada a ver com a Sally Green de ASM 36. 


Inclusive, Busiek constrói toda uma história para Avril: a de uma garota cheia de alegria, e em busca de fama - a ponto de tentar se tornar uma parceira do Aranha no combate ao crime, sob a alcunha de Ave Azul, em Untold Tales 11 (julho de 1996). A duras penas Avril descobre que é preciso muito mais que acrobacias e um traje vistoso para seguir em tal missão, então decide competir com Peter na carreira de fotógrafa. Infelizmente, devido a sua imprudência, acaba sendo vítima fatal num acidente de carro... banal (Untold Tales 13).

Mas ao contrário de Green, Avril voltaria a aparecer na vida de Peter Parker; precisamente na série animada O Espetacular Homem-Aranha (2008), curiosamente como uma menina loira - lembrando que nos quadrinhos Avril é morena, e só usava uma peruca loira quando se disfarçava de Ave Azul.

Por fim, foi noticiado que Sally Avril faria uma aparição no filme O Espetacular Homem-Aranha (2012), interpretada pela atriz Kelsey Chow. Mas por uma razão desconhecida qualquer, nos créditos finais constou apenas como "Hot Girl" (o link com a participação de Chow/Avril está no final deste artigo).

Ah, sim! A película ainda traz outra Sally, a famosa Sally Field, no papel de Tia May. Hmm... mas aqui eu acho que dá pra garantir que é só coincidência mesmo...

© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.


Comentários

Andre Bufrem disse…
Boa Guedes. Você fez de novo!
Recentemente li o Biblioteca da Aranha 1 que você editou e reparei nessa Saly. Ia até te perguntar se ela aparece novamente e esqueci! Mais uma. Ez nastante informação jnteressante e nova pra mim. Valeu. Andre
Roberto Guedes disse…
Que bom saber que curtiu, Bufrem!
Abração!