Pular para o conteúdo principal

Gibilândia 2 à venda!


A repercussão da volta do fanzine Gibilândia, do selo Guedes Manifesto, foi grande. O que era para ser apenas uma brincadeira entre amigos de um grupo de quadrinhos, atingiu proporções maiores, com leitores de todo o Brasil e até do exterior interessados na publicação. Em questão de 15 dias, a tiragem estava esgotada e uma nova teve de ser feita às pressas para atender a demanda.

Agora, um mês depois do lançamento do número 1, Gibilândia 2 (15 x 21 cm, 36 páginas, diagramação de Sandro Marcelo) já está disponível para venda, e repleto de novidades para as fãs. Confira o conteúdo adiante.

Questão, protagonizada pelo personagem homônimo criado por Steve Ditko. Retirada de Charlton Bullseye 5 (setembro de 1976), lendário fanzine editado por Bob Layton, com argumento de Roger Stern e desenhos do genial Alex Toth.

Meu Coração Explodiu em Hollywood! é uma daquelas charmosas HQs de romance da Marvel. Produção conjunta de Stan Lee (texto) e Jim Steranko (arte) para Our Love Story 5 (junho de 1970) que, definitivamente, não atende aos requisitos do repertório feminista, tampouco do politicamente correto. Ainda assim, um clássico da Nona Arte  fornecido pelo colaborador André Bufrem.

Edifício da Morte, roteirizada e desenhada por Jim Starlin, com arte-final de Al Milgrom, apareceu originalmente na revista de ficção científica e fantasia Star Reach 1 (abril de 1974), da Star Reach Productions – uma das primeiras editoras independentes dos EUA. Uma HQ rara, com visual acachapante, que poderia ser classificada como “lisérgica” – devido às referências explícitas às drogas –, além de uma crítica subentendida ao mercado editorial.

A Origem Recontada do Capitão Marvel, escrita e desenhada pelo talentoso Don Newton, não faz parte do cânone do Capitão Marvel original, hoje conhecido como “Shazam”. Newton a produziu para o fanzine Rocket’s Blast Comicollector Special 8 (1970). Ou seja, oito anos antes do artista oficialmente assumir a série do herói pela DC Comics.

O Maníaco Delirante, com roteiro de Stan Lee e arte de Joe Maneely, foi publicada em Suspense 29 (abril de 1953) da Atlas Comics – que é como a Marvel era conhecida nos anos 1950. Uma debochada crítica a Fredric Wertham, o psiquiatra e autor do livro Sedução do Inocente, e que fez campanha difamatória contra os quadrinhos.

Gibilândia 2 ainda traz pin-ups do Doutor Silvana e Homem-Aranha feitas por Don Newton e Steve Rude, um artigo impactante de minha autoria sobre a carreira e envolvimento de Alan Moore com ocultismo, além de capa assinada por C. C. Beck, o criador do Capitão Marvel, e design de Robbie Prado.

Interessados podem entrar em contato pelo e-mail guedesbook@gmail.com ou pelo meu perfil no Facebook. 

Mas atenção: a tiragem é baixa e constam poucos exemplares disponíveis.

© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários