Pular para o conteúdo principal

Romance, guerra e heróis pulp no Gibilândia 7


A nova edição do fanzine voltado para pesquisadores e colecionadores da Nona Arte, traz uma seleção de raridades dos quadrinhos americano, europeu e brasileiro. O interessado deve entrar em contato comigo pelo e-mail guedesbook@gmail.com

A tiragem é limitada. portanto não demore para garantir seu exemplar, OK?

O NASCIMENTO DA MORTE! – Clássico do quadrinho independente dos Estados Unidos. Publicado originalmente em Star Reach 1 (abril de 1974), da Star Reach Productions, editora fora de circulação há décadas. Tomando como base os livros bíblicos de Gênesis e Isaías, Jim Starlin reinterpreta a rebelião de Lúcifer, a queda do homem e a origem da Morte. Um ensaio do que o prestigiado autor viria a fazer depois em inúmeras HQs para as majors Marvel e DC.

NICK FURY ENCONTRA XÊNIA – Assim como a GEP (Gráfica Editora Penteado), que produziu suas próprias histórias dos X-Men, a Editora Trieste também fez a mesma coisa quando publicou no Brasil o gibi de Nick Fury. Nesta edição do GB é publicada a primeira das três histórias produzidas por autores nacionais. No caso, por René (roteiro) e Sergio (arte). Apresentada em Nick Fury, Agente da S.H.I.E.L.D. 6 (outubro de 1969).

CARNAVAL – Frank Cappa, o charmoso personagem criado por Manfred Sommer, protagoniza uma bela e triste história de amor na Cidade Maravilhosa. Provavelmente, uma das mais tocantes HQs que você irá ler em toda a sua vida. Extraída do hoje extinto magazine espanhol Cimoc 12 (fevereiro de 1982), da Norma Editorial.

O HOMEM COM A BARBA! – A mais improvável biografia em quadrinhos produzida pela Marvel apareceu em Battle 66 (outubro de 1959), e mostra Fidel Castro como um admirável revolucionário. Talvez por isso, a editora jamais tenha republicado a HQ de mais de 60 anos. E o fato de os originais terem desaparecido acentua a atmosfera conspiratória, como se quisessem apagar um episódio embaraçoso de seus registros; já que, pouco tempo depois, o líder cubano seria retratado nos gibis de super-heróis da Casa das Ideias como um guerrilheiro e ditador falastrão. Produzida por ninguém menos que o próprio Stan Lee, em parceria com o desenhista Joe Sinnott.

Além das HQs o Gibilândia 7 ainda apresenta o superartigo Muito além da ficção pulp, em que narro a gênese das revistas pulp, a influência que tiveram sobre os quadrinhos, e a transposição de seus principais heróis – como Conan, Doc Savage, Tarzan, Zorro entre outros – para diversas mídias. 

Completando a publicação, uma pin-up colorida de Adam Strange feita especialmente para a edição, por Reginaldo Borges (desenho) e John Castelhano (arte-final e cores).

GIBILÂNDIA 7
Guedes Manifesto Produções Editoriais
Editor: Roberto Guedes
Capa: John buscema (arte) e Robbie Prado (cores e design)
Formato: 14,5 x 20,5 cm
36 páginas

© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários