Pular para o conteúdo principal

Gibilândia 9: uma edição repleta de superatrações!

Foi uma longa espera desde o último lançamento do Gibilândia, causada pela impositiva quarentena a que todo mundo, literalmente, foi submetido. Agora, com a rotina restabelecida, e com a confiança de voltar a frequentar gráfica e agências do Correios – obedecendo, claro, os protocolos de distanciamento social e higiene –, não há mais nada que impeça a retomada de todos os títulos do Manifesto.

Assim, Gibilândia 9 já está à venda, com uma série de raridades e preciosidades; a começar pela capa, com a emblemática ilustração que John Byrne fez para a revista Time em 1988, na ocasião dos 50 anos de Superman.

Na mesma época foi produzida a HQ Das coisas que os sonhos são feitos – Escrita e desenhada por Dave Gibbons, Brian Bolland, Alan Davis e Garry Leach. Idealizada como um gibi promocional, cujas vendas levantariam fundos para uma exposição de Superman organizada pela prefeitura de Cleveland, cidade natal de Jerry Siegel. Infelizmente, a DC Comics não permitiu a publicação de tal revista. Inédita até o presente momento no mundo todo, sinta-se um privilegiado por ter em mãos este exemplar do GB, pertencente a uma tiragem limitadíssima.

As demais e formidáveis HQs são:

O pequeno Zorro – Extraída de Four Color Comics 933 (setembro de 1958), da Dell Comics, desenhada pelo grande Alex Toth. Anteriormente, só havia aparecido no Brasil em Almanaque Tio Patinhas 18 (janeiro de 1967), da Editora Abril.

Capitão Ciência e o traiçoeiro Doutor Karthoum – Publicada originalmente em Captain Science 4 (junho de 1951), da editora Youthful Magazines. Personagem criado por Joe Orlando e Wally Wood – respectivamente, desenhista e arte-finalista na HQ – que hoje encontra-se em domínio público.

Amor condenado – Roteiro meu e arte de Horácio Jordan. Uma trama sci-fi realizada cerca de 20 anos atrás, e que só agora chega aos leitores com a qualidade editorial e gráfica do selo Manifesto.

Ainda assino o artigo Nerds versus Mafiosos, que detalha os bastidores da criação de Superman, com ênfase no turbulento relacionamento de seus criadores com os donos da DC Comics.

O fanzine ainda traz pin-ups de Dan Adkins e Bira Dantas, além da seção de correspondência Gibilanders Reunidos.

GIBILÂNDIA 9 - Guedes Manifesto Produções Editoriais - Editor: Roberto Guedes -Diagramador: Sandro Marcelo - Capa: John Byrne e Jerry Ordway (arte), John Castelhano (cores) e Robbie Prado (diagramação) - Formato: 14,5 x 20,5 cm - 36 páginas

© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários