Pular para o conteúdo principal

Gibilândia 12: HQs e artigos polêmicos

Quadrinhos com fortes mensagens marcam o novo número do fanzine.

 Nada como iniciar o ano lendo uma das melhores seleções de histórias já vistas no Gibilândia. A edição traz duas preciosidades retiradas de revistas promocionais que acompanhavam brinquedos: O grande desafio do Capitão América, de Aurora Comic Scenes Captain America 192 (1975), por Len Wein e John Romita; e Uma empolgante aventura com o Cavaleiro Solitário, de Aurora Comic Scenes Lone Ranger 188 (1974), por Marv Wolfman e Gil Kane.

 A HQ do Sentinela da Liberdade vinha
no clima do Bicentenário dos Estados Unidos, que ocorreria em 1976, com um discurso antirracista ainda muito atual. Poderosa também é a mensagem na trama do Cavaleiro Solitário, ao deixar claro que vale a pena lutar para salvar vidas, mesmo as de quem vive à margem da lei.

O cósmico autor Jim Starlin marca presença em Eu tenho o poder!, de Star Reach 2 (1975). Metáfora em forma de humor negro à desilusão do sonho de “paz e amor” da contracultura hippie. Por sua vez, Bernie Wrightson emprega seu estilo gótico em Aberração, do fanzine I’ll be Damned 4 (janeiro de 1971). O artista usou o horror para denunciar o preconceito contra aqueles que são diferentes aos olhos da sociedade.

 E agora... os Convencionistas!, de Phil Seuling e Jim Steranko, é uma crítica ácida à censura que os quadrinhos sofreram nos anos 1960. Um pequeno conto estrelado por Nick Fury e Dick Tracy (com breves aparições de Homem-Aranha, Charlie Brown, Batman, Ferdinando, Krazy Kat, Popeye, Spirit e Clark Kent entre outros), extraído dos panfletos Progress Report 1 e 2, durante a Convenção de Quadrinhos de Nova York, em 1968.

Fechando com chave de ouro, dois artigos especiais sobre o Cavaleiro Solitário e a iminente reestreia de Meteoro, o Mascarado Voador; e uma matéria abrangente, Mulher-Maravilha: a gênese do mito, detalhando a vida polêmica de William Moulton Marston, o criador da Princesa Amazona, sua ideologia e as muitas mensagens subliminares espalhadas nas histórias ao longo das décadas.

 Reserve agora o seu exemplar. Tiragem limitada.

Gibilândia 12 - Guedes Manifesto Produções Editoriais - Contato: guedes-manifesto.blogspot.com - Editor, tradutor e articulista: Roberto Guedes - Diagramador: Sandro Marcelo - Capa: Michael Nasser (arte), John Castelhano (cores) e Robbie Prado (design) - Formato: 15 x 21 cm – 36 páginas

© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários