Pular para o conteúdo principal

Trajetória de 70 anos da Vecchi no Status Comics 8

Pela primeira vez, a revista independente sobre quadrinhos, Status Comics, dedica uma edição inteira à trajetória de uma grande editora brasileira. Em quatro longos artigos muitas informações sobre os bastidores da Casa Editora Vecchi são reveladas. Traz também uma pinup colorida especialmente produzida para a revista pelo cartunista Bira Dantas.

A Saga da Família Vecchi – A Vecchi era um negócio de família do setor literário, que nasceu na Itália e se espalhou pela Europa e América Latina. Mas foi no Brasil, com a chegada de Arturo Vecchi, em 1913, que se especializou em folhetins, fotonovelas e álbuns de figurinhas, para rapidamente ascender ao patamar das principais editoras do país. Ainda em 1929, a Vecchi lançaria sua primeira publicação em quadrinhos, Mundo Infantil – Órgão Oficial do Bom-Humor.

Conexão Bonelli – A história da Vecchi está intrinsecamente ligada a uma editora italiana de várias razões sociais que ficaria mundialmente conhecida como Sergio Bonelli. Seu fundador, Gianluigi Bonelli, fugitivo do regime fascista do ditador Benito Mussolini, trabalhou com Lotário Vecchi (irmão mais velho de Arturo) antes de dar início ao seu império editorial no País da Bota. Este artigo detalha como a parceria entre as famílias Bonelli e Vecchi rendeu títulos como Tex, Zagor e Ken Parker entre outros, que consagraram a narrativa fumetti no Brasil. 

Vecchi: do Apogeu à Queda – A Vecchi viveu seus dias de glória na década de 1970, quando da criação de uma redação voltada exclusivamente para os quadrinhos, capitaneada por Otacílio Costa d’Assunção Barros, o lendário Ota. Nesta longa matéria são dissecados os bastidores de criação e lançamentos de revistas como Eureka, Mad, Gasparzinho, Brasinha, Spektro e Sobrenatural – obras assinadas por uma constelação de autores brasileiros e estrangeiros: Julio Shimamoto, John Byrne, Flavio Colin, Steve Ditko, Carlos Chagas, Watson Portela, Mano e Mike Zeck. Uma gama variada de títulos, que deixaria uma marca indelével no imaginário dos leitores, mas que não conseguiu impedir o esfacelamento da editora causado por decisões administrativas equivocadas.

Western Made in Brazil – Chet surgiu para pegar carona no sucesso da revista do Tex, e conquistou muitos fãs. Em seu auge, chegou a vender 80 mil exemplares por mês, e foi cancelada apenas na edição 22 devido aos notórios problemas administrativos da Vecchi. Segredos de sua intensa e complicada produção são mostrados aqui, como a saída precoce do cocriador Watson Portela, a entrada de outros artistas como Ofeliano Almeida e Eduardo Vetillo, com destaque para o prolífico Antonino Homobono Balieiro. De bônus: os detalhes sobre a planejada – e jamais produzida – graphic novel do personagem. 

Obs.: tiragem limitada. Para adquirir um exemplar, o interessado deverá entrar em contato com Guedes pelo e-mail guedesbook@gmail.com para solicitar preço e formas de pagamento.

Status Comics 8 / Guedes Manifesto Produções Editoriais / Editor e autor: Roberto Guedes / Diagramador: Sandro Marcelo / Capa em papel couchê 150g / Galep (arte) e John Castelhano (cores) / 36 páginas – papel offset 90g – formato 15 x 21 cm

 

Comentários