Pular para o conteúdo principal

Au revoir Moliterni!

Faleceu ontem (21 de janeiro de 2009), o crítico, historiador e quadrinista francês Claude Moliterni. Foi um dos idealizadores do famoso Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême. Por aqui, o primeiro a dar a notícia foi Bira Dantas, em seu blog Caricas do Bira.
Com um currículo invejável, fez de tudo um pouco dentro do ambiente da “Banda Desenhada” – sua paixão maior –, como a produção da primeira Enciclopédia Larousse dos Quadrinhos, e a idealização do “ICON” (International Comic Organization), o 1º Congresso Internacional de Quadrinhos, que ocorreu em abril de 1972, em Nova York. Na ocasião, Moliterni reuniu a nata das HQs mundiais, como Hergé, Druilet, Emílio Freixas, Harvey Kurtzman, Neal Adams, Stan Lee, Jayme Cortez e Mauricio de Sousa, entre tantos outros.

Criador do personagem Harry Chase, ambientou uma de suas histórias no Brasil, com direito a colocar o amigo – e também lenda dos Quadrinhos – Álvaro de Moya como o vilão da trama.

Fica aqui registrada homenagem à memória de Claude Moliterni.

© Copyright Roberto Guedes

Comentários

Bira disse…
Uma pena mesmo, Guedão! E pode postar a minha carica aqui. Meu blog não é tão visitado como o seu!
Abração e valeu
Gerson_Fasano disse…
Quando li o nome de Claude Moliterni eu fiquei com a impressão de lembrar de algo. Ao ver sobre o Congresso de Quadrinhos lembrei de onde havia visto seu nome. Sinceramente não conhecia muito a respeito dele, mas pelo que li aqui, e no site do Bira, teve uma vida dedicada aos quadrinhos.
Roberto Guedes disse…
Sem dúvida, Gérson.
Moliterni foi um dos maiores.
Anônimo disse…
Perda imensa...
Essa geração tá partindo...
Agora é a gente que tem que tocar esse barco.
(FR)