Pular para o conteúdo principal

Quadrinhos & Rock'n'Roll

Hoje foi divulgada em alguns órgãos de imprensa a seguinte nota:

– O jornalista especializado em quadrinhos Roberto Guedes assina na revista MP3 World, número 4, deste mês, uma extensa matéria sobre o Rock nos Quadrinhos. Guedes faz uma profunda análise da relação entre o Rock’n'Roll e as HQs, citando inúmeros casos de sucesso como os famosos gibis do KISS, de Alice Cooper, Rolling Stones, entre outros músicos. [...] A revista, da Editora AGTreguer, custa R$12,90 e traz junto um CD-Rom com uma versão digital da revista de 170 páginas, além de treze CDs inéditos em MP3 de bandas de Rock nacional independentes. Nas bancas de todo Brasil. Outras informações pelo site www.mp3world.com.br

Ainda ontem, no site Bigorna, a notícia já circulava – clique aqui para conferir. Trata-se da matéria "Rock e Quadrinhos – Tudo a Ver!", em que, prazerosamente assinei, tendo a oportunidade de falar sobre duas das minhas paixões declaradas: música e literatura – ou melhor: Rock e Gibis! Começou assim:

“O mundo do Rock tem mais a ver com o dos Quadrinhos do que possa supor nossa vã sabedoria. Ambas as formas de manifestação cultural e artística surgiram em momentos críticos da história da humanidade, apelando para o lado rebelde de jovens ávidos para escapar da monotonia e do lugar-comum.”, e por aí vai, em linhas embaladas por guitarras distorcidas, traçando paralelos entre as duas mídias, desde os tempos de Gene Vincent e a sua imortal “Be-Bop-A-Lula” (dedicada a Luluzinha), até chegar na minissérie Umbrella Academy escrita pelo vocalista do My Chemical Romance, Gerard Way, e ilustrada pelo brasileiro Gabriel Bá.

Portanto, se você curte um som da pesada e é chegado em heróis e heroínas de papel, não perca essa oportunidade de conhecer um pouco mais desses dois universos tão divertidos, que tanto têm em comum, e que estão inseridos decisivamente na Cultura Pop mundial.

Hey Ho, Let’s Go!

© Copyright Roberto Guedes

Comentários

Wendell disse…
Parabéns chapa!
Cofre certo quando pintar na banca!

Estou ouvindo agora uma das minhas preferidas - Miss You!

Cara, eu morria de medo das capas do Kiss quando era menino.huahua
War Machine. WOW!

Abraços!

Wendell
Bira disse…
Guedes rocks!
Muito bão, meu amigo!
E aumenta o som que isso aí é Rock'n Roll!
Braços
Tenho uma quadrinização de PURPLE RAZE por CRUMB...FANTÁSTIGA...também vindo de quem veio...
Roberto Guedes disse…
Crumb foi lembrado no artigo, André. E nem poderia ser diferente, é ou não é? rs

---

É isso aí, Birão!

---


Hey, Wendell (!)... Miss You faz parte de um dos meus três álbuns preferidos dos Stones: Some Girls.

Valeu, chapas!
Rock'n'Roll na cabeça!
Gerson_Fasano disse…
Parabéns Guedão. Vou comprar a revista para ler a sua matéria. Eu conheci o Kiss através da revista MAD (!). Na realidade estava começando a ler a MAD (por volta de 76 - antes não conhecia) e fui na casa de uma pessoa comprar os números que me faltavam, lá conversa vai, conversa vem, e eu no auge dos meus 10 anos ouvi o meu primeiro disco do Kiss, que era Dressed To Kill.

E o show deles foi duca !!!!!
Anônimo disse…
Oi, Roberto!

Parabéns, ainda não achei a revista, mas vou comprar!

Abraços.
Leandro
Roberto Guedes disse…
Valeu, Leandro!

---

Gersão... Dressed to Kill foi o primeiro disco que comprei do Kiss!
S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L!
Gerson_Fasano disse…
O primeiro item que me chamou a atenção foi a capa, lembrei na hora dos Secos & Molhados... Até hoje esse meu amigo tira sarro de mim, porque falei: "pintam a cara como os Secos & Molhados" e o som é bem diferente do Alice Cooper". É o tipo de coisa ele não me deixa esquecer....

Só fui comprar os lps algum tempo depois, na época eu sempre descolava uma cópia em fita cassete.