Pular para o conteúdo principal

"Santo lançamento, Batman"

Achei bem legal o especial Batman '66 da Panini, com histórias baseadas na famosa e clássica série televisa do Cruzado Embuçado, estrelada por Adam West (Batman) e Burt Ward (Robin). A edição brasileira compila as quatro primeiras edições do título americano, que por lá já se encontra no número 18 - portanto, espero que a editora brasileira dê segmento por aqui.

O encadernado está bem caprichado, com capa dura e papel de miolo de alta qualidade. A tradução também está OK, só não curto quando usam piadinhas locais, como a sem graça "Nem a pau, Juvenal", proferido por um capanga do Pinguim. Mas dá pra sobreviver a isso...

No que diz respeito aos desenhos, Jonathan Case manda muito bem nas cenas de ação, com enquadramentos e onomatopeias que imediatamente remetem ao cenário caótico do programa televisivo.

Já Ty Templeton oferece as melhores caracterizações visuais dos personagens - as feições do Pinguim, por exemplo, são simplesmente fidedignas às do ator Burgess Meredith (ator que interpretou o vilão desengonçado na TV). Por outro lado, Sandy Jarrey, que desenhou algumas das HQs backups não me agradou. Seu Cabeça-de-Ovo nem de longe lembra Vincent Price (mas até aí, não sei se houve algum impedimento legal).

De todos os artistas da edição, o que mais me agradou foi Joe Quinones, cujo estilo "anárquico", vamos assim dizer, caiu como uma luva em "A Fúria do Coringa" (ele não se furtou de desenhar até mesmo o bigode sob a maquiagem de Cesar Romero). De qualquer forma, eu gostaria de ver um cara como Kevin Maguire desenhando essa série. Ah, sim! As capas originais feitas por Michael Allred são excelentes e foram reproduzidas no miolo.

E por fim chegamos ao roteiro ágil e competente de Jeff Parker, que proporcionou momentos mais surpreendentes que propriamente engraçados: como uma origem diferente para o Capuz Vermelho (já que na linha oficial do Universo DC se tratava do próprio Coringa); e a aparição da socialite Kathy Kane como Mulher-Morcego num delírio de Batman, sendo que a personagem e seu alter ego nunca apareceram no seriado.

Na verdade, só não entendi a razão do Chefe O'Hara estar com o braço enfaixado na primeira história - será que é referência a algum episódio? Talvez eu tenha perdido alguma coisa... mas você pode comprar garantido seu exemplar, pois vale a pena!

© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários