Pular para o conteúdo principal

Rei Arthur: A primeira minissérie que não existiu

Enquanto mexia em algumas revistas importadas antigas da DC Comics, para uma nova matéria que estou preparando para a Mundo dos Super-Heróis, me deparei com um anúncio (de setembro de 1975) sobre uma publicação que jamais tinha ouvido falar antes - ou pelo menos, não prestado uma necessária atenção.

Nada menos que a portentosa quadrinização da lenda do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda (King Arthur and the Knights of the Round Table, em inglês), escrita por Gerry Conway e ilustrada por Nestor Redondo.

O interessante é que foi anunciada como uma "série em quatro partes" em tamanho gigante. Após uma rápida pesquisa, inclusive em edições do fanzine oficial Amazing World of DC Comics, confirmei que esse projeto era pra lá de ambicioso.

Embora o termo "minissérie" ("limited series" para os americanos) ainda não existisse, realmente King Arthur... se tratava de uma mini, e o tal formato gigante nada mais era que o tabloide - igual ao primeiro encontro de Superman e Homem-Aranha (entre outros), que saiu por aqui em 1977.

Mas por razões não completamente esclarecidas, a DC decidiu cancelar esse material, mesmo com Redondo tendo concluído todas as páginas do primeiro volume. Especula-se que fez parte do famoso corte em dezenas de revistas conhecido como "Implosão DC", mas as datas não batem. É que a "Implosão DC" ocorreu somente em 1978.

É relevante observar que se tivesse saído em 1975, King Arthur... seria oficialmente a primeira minissérie do mercado americano, e não World of Krypton, lançada apenas em 1979 (O Mundo de Krypton, pela EBAL). Porém, o lamentável mesmo é que os leitores foram privados dessa que, sem dúvida alguma, seria uma belíssima obra. As páginas originais hoje se encontram nas mãos de alguns afortunados colecionadores.

© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários