Pular para o conteúdo principal

Gibilândia 15: homenagens, protótipos e personagens precursores


O novo número do fanzine mais badalado da atualidade reúne material raríssimo dos monstros sagrados das HQs: JOHN BUSCEMA, STEVE DITKO, JACK KIRBY e JOE SIMON, além de dois artigos especiais sobre os icônicos SUPERMAN e SPEED RACER. Em Superman: entre a polêmica e a decepção, uma análise sobre as principais transformações ocorridas com o Homem de Aço após a reformulação empreendida por JOHN BYRNE na segunda metade dos anos 1980. Já Speed Racer, o mais ocidental dos mangás, relembra os quadrinhos do personagem feitos fora do Japão.

Adiante, seguem resumos das HQs. 

ENTRE NA MINHA SALA – Adventures of the Fly 1, agosto de 1959. Eletrizante aventura criada por Joe Simon e Jack Kirby para a Archie Comics. O vilão Aranha surgiu três anos antes do Homem-Aranha de Stan Lee e Steve Ditko, mas como o leitor poderá observar, exceto pelo nome, ambos personagens não possuem nada em comum. Como curiosidade, o título da história é uma referência ao poema A aranha e a mosca de Mary Howitt, publicada em 1829.


O CAVALEIRO VIGILANTE – Knight Watchman 1, maio de 1998. Criação de Chris Ecker em homenagem ao Batman. “Tom King” é um pseudônimo coletivo usado por Ecker e outros autores, em alusão a Bob Kane. Cavaleiro Vigilante surgiu em Berzerker 1 (fevereiro de 1993), da Caliber Comics. Faz parte da linha retro Big Bang Comics, que reverencia quadrinhos antigos. Em sua trajetória editorial fictícia, o herói surgiu em Deductive Comics, uma óbvia referência ao título Detective Comics. Em 1998, o personagem foi publicado pela Image Comics em quatro edições.

EU SOU UM... FORAGIDO! – Tales to Astonish 2, março de 1959. Típica trama de ficção científica da Atlas Comics, com final surpreendente. Destaque para John Buscema, que logo depois migraria para a publicidade, e só retornaria aos quadrinhos em 1966, a convite de Stan Lee. Não há crédito para o roteiro, que pode ser do próprio Stan ou de Carl Wessler, colaborador recorrente na época.

ADEUS, LINDA BROWN! – Strange Tales 97, junho de 1962. Publicada dois meses antes da estreia do Homem-Aranha em Amazing Fantasy 15, apresenta um casal de idosos semelhante aos tios de Peter Parker. Embora Stan Lee costumasse repetir nomes em suas HQs, e de Steve Ditko, por questão de estilo, desenhar tipos parecidos, muitos no fandom indagam se não seriam os mesmos personagens. Do ponto de vista cronológico, a história de Linda Brown não se encaixa na mitologia do Homem-Aranha, mas isso não impede que esse exemplar de Strange Tales até hoje seja comercializado por valores altíssimos no mercado de revistas antigas, sob o argumento de serem os protótipos dos tios Ben e May.

 Reserve logo seu exemplar! TIRAGEM LIMITADA! É só entrar em contato comigo pelo e-mail guedesbook@gmail.com, solicitando preço e forma de pagamento.

Gibilândia 15 (2ª série) – Guedes Manifesto Produções Editoriais – Editor-chefe: Roberto Guedes – Editor de Arte: Sandro Marcelo – Capa: Neal Adams (arte) e John Castelhano (cores) – e-mail: guedesbook@gmail.com – Formato: 15 x 21 cm, 36 páginas.

© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados. 

Comentários