Pular para o conteúdo principal

A DC tem mais de 70 anos no Brasil

Este ano a Panini lançou diversas edições especiais da chamada Coleção DC 70 Anos, em comemoração às sete décadas de publicação de Superman e desse querido universo de personagens em bancas brasileiras. A notícia se espalhou como fogo no curral por quase todos os sites da rede, especializados ou não, informando que foi na edição 445 de A Gazetinha – suplemento do jornal paulistano A Gazeta – (no dia 17 ?) de dezembro de 1938 que Superman estreou (em alguns, consta "1939").

Até aí tudo bem. Superman é o grande ícone da editora (que na época se chamava “National”), e o primeiro super-herói dos quadrinhos. Mas quem disse que ele foi o primeiro personagem do Universo DC a ser lançado nos Estados Unidos?

Quem falou que a DC começou com Superman?

E mais... quem disse que ele foi também o primeiro aventureiro da DC a ser publicado no Brasil?
Eu que não fui.
Foi você?

De acordo com o Professor Diamantino da Silva, em seu livro Quadrinhos Dourados (Opera Graphica, 2003), o personagem Slam Bradley da DC/National estreou no Brasil na 4ª edição de Mirim, no primeiro semestre de 1937. Ou seja, pelo menos um ano e meio antes de Superman estrear por aqui: “A explosão criativa do senhor (Adolfo) Aizen não parava. Em 16 de maio de 1937, o aparecimento de Mirim, uma nova revistinha de 32 páginas (meio tablóide), grampeada ao meio, vinha atender à procura cada vez maior de histórias em quadrinhos que o país vivia [...] Começou semanal, saindo às sextas-feiras, depois passou a ser editada duas, e logo a seguir, três vezes por semana, inclusive com uma edição domingueira [...] Slam Bradley era uma das grandes atrações que Mirim oferecia a seus leitores, em aventuras completas.”

Logo no primeiro capítulo do meu livro Quando Surgem os Super-heróis (Opera Graphica, 2004) relato que a National surgiu em 1935, três anos antes do nascimento da “Era de Ouro”, e que Slam Bradley, um personagem de Jerry Siegel e Joe Shuster – a mesma dupla criadora de Superman –, estreou em Detective Comics 1 (março de 1937). Portanto, o correto seria dizer que a DC completou 73 anos de existência em 2008, e que no Brasil, apenas Superman alcançou 70 anos desde a sua primeira aparição nas páginas de A Gazetinha, em dezembro de 1938. Já o Universo DC como um todo teria, no caso, 71 anos de publicação por aqui.

Sem uma pesquisa minuciosa em coleções antigas de terceiros não há como precisar se outros personagens da DC já haviam aparecido no Brasil antes ainda de Slam Bradley. Provavelmente não, já que Detective Comics foi uma das primeiras revistas da editora americana a trazer material inédito, e não apenas reprises de tiras de jornal. Mas deixo essa dúvida em aberto.

Em todo caso, o importante agora é deixar claro para os fãs, que a simples presença do aventureiro Slam Bradley nas páginas de uma publicação brasileira em 1937, resgata o curso correto da história do Universo DC no Brasil. História que, inadvertidamente, quiseram reescrever.

© Copyright Roberto Guedes

Comentários

Gerson_Fasano disse…
Sensacional Guedes. Nem me lembrava mais do Slam Bradley, já vi uns scans por aí na rede, e mais, nem lembrava mais da Gazetinha. Parabéns.

Mas quanto a reescrever a história, isso infelizmente é comum. Muitas vezes pesquisa dá trabalho, consome tempo e etc.

E veja que vantagem você tem como única testemunha ocular da história ainda vivo.
Pedro disse…
Slam faz parte do universo DC. Antes quem protestem, é bom lembrar que ele aparece pelo menos ao lado dos heróis em A Nova Fronteira.
Anônimo disse…
Muito interessante e revelador isso. No final das contas, o Brasil comemorou os 70 anos com um ano de atraso. hahahaha
Lucas
Anônimo disse…
"Ah, se todos fossem iguais a você"...
Muito bom, Guedão!
Rogério
Roberto Guedes disse…
Amigos, obrigado pelas postagens! Ô, Rogério, que exagero, hein? rs

Gersão, seu sacana!
Eu ainda não tinha nascido nos anos 30. Mas Diamantino viveu aquele período fantástico das HQs no Brasil e escreveu tudo a respeito no Quadrinhos Dourados.

Outro ótimo livro dele que recomendo é o Quadrinho para Quadrados. Acho que está fora de catálogo. O negócio é procurar em sebos.
Anônimo disse…
Boa Guedes, mais uma vez resgatando a verdade. Tá certo que a DC tem mais de 70 anos no Brasil, mas acho que é como na Marvel, que se considera (as vezes) apenas depois do quarteto. Por exemplo: Marvel 40 de Brasil não é bem verdade também, né?
Por aqui ficou convencionado que a Marvel começou com o quarteto e a DC com o Super! Nos Isteites é a mesma coisa?
Abraço.
Andre Bufrem
Roberto Guedes disse…
Olá, André!

A comemoração dos 40 anos de Marvel no brasil em 2007 está absolutamente correta, já que o tal "Universo Marvel", assim idealizado por Stan Lee em 1961 (a partir do lançamento de Fantastic Four 1), aportou por aqui em 1967, quando da estréia de Hulk, Thor, Homem de Ferro etc.

Em sua proposta básica, esse "novo universo" de personagens se diferenciava de tudo o que era publicado pela editora americana até antes de 1961. Aliás, até mesmo o nome fantasia da empresa era diferente.

Portanto, foi uma comemoração para o "universo" de personagens de Stan Lee e cia, e não para a editora fundada por Martin Goodman nos anos 30 - lembrando que personagens como Tocha Humana e Príncipe Submarino, por exemplo, foram publicados no Gibi e no Globo Juvenil Mensal nos 40.

Já na DC/National, o que ocorre é que personagens pré-Superman, como Dr. Oculto e Slam Bradley, TAMBÉM fazem parte da MESMA continuidade entendeu?

Só que por aqui, consideraram apenas a publicação de Superman em A Gazetinha como marco de estréia da DC no Brasil.

Porém, conforme a minha pesquisa publicada neste blog mostrou, isso está errado.

Abração!
Sandro Marcelo disse…
Caramba, ele fez de novo!!!

Foi essa frase que combinamos para dizer após cada descoberta sensacional do nosso querido Guedão! Eu, particularmente nunca tinha ouvido falar de Slam Bradley" até o dia de hoje!!! Só mesmo o Guedes para resgatar estes bastidores da HQ no Brasil! PArabéns por mais esse trabalho sensacional, Guedão!!!
Anônimo disse…
Certo Guedes. Mas na minha opinião os personagens da época da 2ª Guerra como o Principe Submarino, Capitão América, Tocha e outros, também são da mesma continuidade. Mas isso é assunto para outra coluna sua, falando da Atlas, certo? Ei, que tal você dar uma corrigida naquele meu texto sobre a Atlas (pro fanzinefalido MarvelBR), ou escrever um novo... bem abrangente pra nós aqui?
Abraço
Andre Bufrem
Anônimo disse…
O Guedes está certo, André. As histórias da Era de Ouro da Timely formam uma outra continuidade, diferente da continuidade Marvel. Por exemplo, as histórias do Capitão na 2ª Guerra que valem na continuiidade Marvel são as que foram escritas na Era de Prata e Bronze e "Atual" (qual é o nome?), como as dos Invasores ou aquelas da Tales of Suspense. Você não leu o Gibilândia do Guedes? Acho que isso é explicado em detalhes lá. Ou no Quando Surgem os Super-Heróis.
Carlos
Anônimo disse…
Oi Carlos.
Não sabia disso. Sempre achei que era a mesma continuidade. Alguém sabe porque não seria a mesma? Obrigado.
Andre Bufrem
Anônimo disse…
"Ele fez de novo" adorei essa! Pra realçar os argumentos do Guedão, em 1995 a DC comics comemorou 60 anos de fundação com o livro "DC Comics - sixty years of the World's favorite comic book heroes" escrito por Les Daniels. Ou seja, se a própria editora americana confirma que seu universo de super-heróis nasceu em 1935, três anos antes da estréia de Superman, então a estréia de Slam Bradley no Brasil UM ANO ANTES da estréia de Superman na Gazetinha também tem de ser considerada.
Só há uma coisa a dizer: parabéns, Guedes!
Sandro