Pular para o conteúdo principal

Martin Mystère: o herói que modernizou a Bonelli


Um dos mais fascinantes personagens do quadrinho italiano, Martin Mystère é um pouco de tudo: arqueólogo, escritor, especialista em arte, colecionador e, claro, um tremendo aventureiro. 

Seu conhecimento sobre os mais variados assuntos (parapsicologia, civilizações perdidas e extraterrestres) impressiona a todos, e por isso é requisitado tanto pela polícia nova-iorquina como por uma agência secreta do governo americano para elucidar alguns casos enigmáticos.

Em suas andanças pelo mundo, sempre à procura do desconhecido, vai acompanhado do fiel amigo Java, um genuíno Homem de Neandertal. Durante um bom tempo, Martin conseguiu enrolar sua namorada, Diana Lombard, com seu charme e conversa fiada, mas enfim eles se casaram (nos anos 1990). 

Criado pelo roteirista Alfredo Castelli - seu primeiro desenhista foi Giancarlo Alessandrini -, surgiu originalmente em Martin Mystère 1, em abril de 1982. O personagem também é considerado um divisor de águas na trajetória da Sergio Bonelli Editore. Antes a editora publicava praticamente apenas faroeste, mas então passou a investir em outros gêneros e séries como Dylan Dog, Nick Raider e Nathan Never. 

Em 2003, o herói ganhou uma animação, produção franco-ítalo-canadense, em que é retratado como um adolescente. No Brasil, o personagem estreou em Os Grandes Enigmas de Martin Mystère 1 (novembro de 1986), da Globo. Também foi publicado pelas editoras Record e Mythos.

© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários