No dia 6 de fevereiro de 1994, o mundo perdia um de seus grandes gênios das HQs: Jack Kirby. Durante os últimos 25 anos, eu tive a oportunidade de pesquisar e escrever muita coisa a respeito da obra deste que era chamado de "O Rei dos Quadrinhos" pelo seu principal parceiro de produção. Ninguém menos do que Stan Lee.
O pessoal lembra bastante - e com entusiamo - de várias dessas minhas pesquisas, como aquele artigo enorme publicado em Senhor Milagre volume 1 da Opera Graphica, ou de Gibilândia 2; mas, principalmente do livro A Era de Bronze dos Super-Heróis, no qual dediquei um capítulo inteiro a Kirby.
Porém, eu posso garantir que no meu próximo livro - a ser lançado daqui a três meses pela Editora Kalaco - sobre a vida e a carreira de Stan, o bom e velho desenhista terá ainda mais destaque em suas páginas. Afinal, as trajetórias desses dois gênios se confundem ao longo das décadas.
Com uma abordagem totalmente diferente de meus trabalhos anteriores, e, diga-se de passagem, não menos excitante, Stan Lee, O Reinventor dos Super-Heróis vai desmontar algumas ideias preconcebidas e preconceituosas que há tempos pairam sobre o fandom.
Creia, true believer, você não irá se arrepender por esperar mais um pouco.
Tá falado!
© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.
Comentários
Lance
Bom teaser...
Obrigado.
abs
FR
Estou aguardando e vou reservar meu livro, sim, senhor.
Mas, ao contrário do que você pensa, Kirby é um dos autores americanos mais "estudados" de todos os tempos - mais até do que Stan - pelo fato de ser DESENHISTA.
Portanto, já havia passado da hora de mostrar quão importante são as funções de EDITOR e ROTEIRISTA nas HQs, examinando a vida e a obra do maior editor e roteirista do século 20 (de acordo com a crítica especializada americana).
E Kirby estará lá "presente" também. Como não poderia deixar de ser.
Aguarde então, pois, o melhor está por vir em Stan Lee - O Reinventor dos Super-Heróis.
'Nuff said!
Só que 3 meses, ninguém merece...
Andre Bufrem
O negócio é não dar bola pra troll, Guedes. Esse chororô das "viúvas" do Kirby já era previsto.
Excelsior!
Tá falado!
Manifesta exulta e vai!
---
Renato, Bufrem, tenham um pouquinho mais de paciência, pois falta pouco tempo pro lançamento. E, sim, Bufrem, Kirby realmente AJUDOU Stan - assim como Romita, Heck, Buscema e, claro, Ditko, que co-criou com "O Cara" o principal personagem da casa: o Homem-Aranha.
Abraços gerais!