Pular para o conteúdo principal

Jack Kirby marca presença na biografia de Stan Lee

No dia 6 de fevereiro de 1994, o mundo perdia um de seus grandes gênios das HQs: Jack Kirby. Durante os últimos 25 anos, eu tive a oportunidade de pesquisar e escrever muita coisa a respeito da obra deste que era  chamado de "O Rei dos Quadrinhos" pelo seu principal parceiro de produção. Ninguém menos do que Stan Lee.

O pessoal lembra bastante - e com entusiamo - de várias dessas minhas pesquisas, como aquele artigo enorme publicado em Senhor Milagre volume 1 da Opera Graphica, ou de Gibilândia 2; mas, principalmente do livro A Era de Bronze dos Super-Heróis, no qual dediquei um capítulo inteiro a Kirby.

Porém, eu posso garantir que no meu próximo livro - a ser lançado daqui a três meses pela Editora Kalaco - sobre a vida e a carreira de Stan, o bom e velho desenhista terá ainda mais destaque em suas páginas. Afinal, as trajetórias desses dois gênios se confundem ao longo das décadas. 

Com uma abordagem totalmente diferente de meus trabalhos anteriores, e, diga-se de passagem, não menos excitante, Stan Lee, O Reinventor dos Super-Heróis vai desmontar algumas ideias preconcebidas e preconceituosas que há tempos pairam sobre o fandom. 

Creia, true believer, você não irá se arrepender por esperar mais um pouco. 

Tá falado!

© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.


Comentários

Carlos disse…
PQP! EU NÃO AGUENTO MAIS!!!! EU QUERO LER A BIOGRAFIA DO STAN LEE, GUEDES LEE! PUBLICA LOGO, INTREPID ONE, CASO CONTRÁRIO VOU TER UM ENFARTE!!!!
Alexandre disse…
Acho que nunca esperei com tanta ansiedade pelo lançamento de um livro.
Roberto Guedes disse…
Calma, pessoal! Falta pouco! :)
Lancelot disse…
Acho que Kirby foi um dos inovadores nos comics... Acho que seu papel foi muito importante na formação de um gênero e ou consolidação do que chamamos super-heróis... Quem não lembra de seu traço retilíneo, fantástico, das poses e composições magnânimas? Não sei quanto a Stan ( vou ver agora no livro do Guedes) mas, o Kirby veio da chamada "grande depressão, que dava àqueles garotos um dom, posso dizer, visionário, criativo que transformou-se naquele volume de arte... Alguns fãs do Kirby acham (apesar de ter muita coisa sobre ele) e me incluo entre eles, que sua obra ainda não foi suficientemente entendida, sei lá pode ser coisa da minha cabeça... Eu acho que o Kirby criou um conceito visual para os comics que não pode ser desconsiderado... Uma escola, ouso dizer. Sua parceria com Stan provocou um "BUUM" neste mercado, realmente, cabeça e mãos... Na verdade, são dois grandes ícones que o fandom nunca vai esquecer...
Lance
Anônimo disse…
Belo texto Roberto.
Bom teaser...
Obrigado.
abs
FR
José Valcir disse…
Guedes, bom dia.

Estou aguardando e vou reservar meu livro, sim, senhor.
Roberto Guedes disse…
Não é só você que acha Kirby o máximo, Lance, eu também, e todo mundo mais que curte Quadrinhos "made in USA" - inclusive, e, principalmente, o próprio Stan Lee.

Mas, ao contrário do que você pensa, Kirby é um dos autores americanos mais "estudados" de todos os tempos - mais até do que Stan - pelo fato de ser DESENHISTA.

Portanto, já havia passado da hora de mostrar quão importante são as funções de EDITOR e ROTEIRISTA nas HQs, examinando a vida e a obra do maior editor e roteirista do século 20 (de acordo com a crítica especializada americana).

E Kirby estará lá "presente" também. Como não poderia deixar de ser.

Aguarde então, pois, o melhor está por vir em Stan Lee - O Reinventor dos Super-Heróis.

'Nuff said!
Anônimo disse…
Sempre me interesso bastante por qualquer coisa envolvendo o Kirby, mas na verdademe interesso, porque ele interagiu e ajudou muito o Stan lee a "reinventar" os super heróis. Quero muito ler mais a respeito dessa fase e do seu rompimento com a Marvel.
Só que 3 meses, ninguém merece...
Andre Bufrem
Renato Leal disse…
Stan Lee é o maioral! Não tem pra ninguém! Pra variar você é pioneiro em tudo quando se trata de quadrinhos no Brasil. Mal posso esperar pela biografia. Realmente maio está longe Guedes.
José Carlos disse…
Você é a maior autoridade no assunto, diz que vai abordar o Kirby na biografia do Stan e mesmo assim neguinho fica de mimimi. Que coisa!!!!

O negócio é não dar bola pra troll, Guedes. Esse chororô das "viúvas" do Kirby já era previsto.

Excelsior!
Tá falado!
Manifesta exulta e vai!
Roberto Guedes disse…
JC, até agora nenhuma "viúva" do Kirby se manifestou aqui, mas, em todo caso, fico muito feliz em ver seu entusiasmo com o meu livro. Thanks! :)

---

Renato, Bufrem, tenham um pouquinho mais de paciência, pois falta pouco tempo pro lançamento. E, sim, Bufrem, Kirby realmente AJUDOU Stan - assim como Romita, Heck, Buscema e, claro, Ditko, que co-criou com "O Cara" o principal personagem da casa: o Homem-Aranha.

Abraços gerais!