Pular para o conteúdo principal

As melhores editoras brasileiras de gibis

Esta semana foi realizada uma enquete na lista de bate-papo sobre Quadrinhos GIBILÂNDIA, para saber quais seriam as editoras nacionais preferidas "de todos os tempos" em determinados quesitos. Claro que o resultado final e as opiniões dos membros da GB não refletem o consenso geral dos fãs brasileiros, mas não deixa lá de ter a sua importância, ou mesmo de apontar alguma tendência de pensamento atualmente em voga no fandom (afinal, quando se trata de opinião pública, as "verdades absolutas" costumam mudar de tempos em tempos). 

Vale ressaltar que a GB é composta por colecionadores, jornalistas, escritores, profissionais e leitores das HQs de faixas etárias diferentes, o que ocasionou uma diversidade bem interessante de ideias e pontos de vista. E como não havia qualquer restrição ao voto, como qualidade gráfica, periodicidade, fidelidade aos originais etc., quase todos os gibimaníacos se valeram, ao final das contas, do saudosismo puro e simples na hora de votar. Os mais novos, claro, puxaram a sardinha para aquilo que tiveram contato mais recentemente.

Seguem abaixo os resultados:

MELHOR EDITORA NACIONAL A PUBLICAR MARVEL
1º Editora Abril
2º Panini
3º EBAL, Bloch e RGE

Na opinião da maioria, a editora da arvoreta fez um trabalho memorável em títulos como Superaventuras Marvel e Heróis da TV. Cortes de páginas e adulterações nas histórias tiveram quase nenhum peso na hora de votar.

MELHOR EDITORA NACIONAL A PUBLICAR DC COMICS
1º EBAL
2º Editora Abril
3º Panini

Acredito que deu a lógica. Meu voto está aqui!

MELHOR EDITORA NACIONAL A PUBLICAR BONELLI COMICS
1º Mythos
2º Record
3º Vecchi

Os fãs dos personagens italianos entendem que a Mythos mantém um contato melhor com seus leitores.

MELHOR TRABALHO EDITORIAL COM LINHAS DE PERSONAGENS DISTINTAS
1º Editora Abril com Disney
2º Editora Abril com Mauricio de Sousa
3º Editora Abril com Hanna-Barbera
4º RGE com King Features e RGE com Warren Publishing

"A história da Disney se confunde com o crescimento da Abril", confirmaram os leitores.

E aí, você gostou ou odiou esses resultados, intrepid one? Deixe aqui também o seu comentário, OK?

Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários

Anônimo disse…
Meu voto pra Marvel seria da EBAL, pois acompanhei os lançamentos da "Shell", mas entendo que os mais jovens prefiram a fase da Abril, apesar das mutilações.


Jorge Civan
Anônimo disse…
Pra mim os votos estão coerentes, embora eu ache que a Bloch pudesse estar no topo junto com a Abril. As revistas eram trash, mas a editora trouxe heróis inéditos pro Brasil e causou entusiasmo entre os fãs. Foi um momento mágico, passava os desenhos dos heróis Marvel na televisão Tupi, tinha o Capitão Aza. Acalentou minha infância.
Acho a Panini uma editora sem alma, é tudo no piloto automático. Mas são profissionais. É o preço que se paga por industrializar o mercado artístico. Veja os quadrinhos do Mauricio de hoje em dia. O cara parece o Roberto Carlos, faz média com todo mundo: com o Jobs, com o Ronaldinho, com os gordinhos, com os surdos... tudo indústria, toque de caixa. Sem alma.

Carlos
Alexandre disse…
Meu voto seria pra RGE, que apesar de publicar poucos anos a Marvel, lançou um monte de gibis com mais de 100 páginas, e os Novos X-Men. As demais categorias eu acho que estão razoáveis.
Roberto Guedes disse…
Gostei muito dos comentários de vocês. É um assunto "polêmico", e cada um tem uma visão totalmente particular do que é "melhor" ou "pior" em termos de editoras e seus gibis.
Anônimo disse…
Ebal e Bloch!!!!!!


Antonio.
Anônimo disse…
Em termos de acabamento gráfico a Panini ganha, seguida de perto pela Abril. Mas temos de levar em conta a época em que as revistas foram lançadas pelas respectivas editoras e a tecnologia disponível de então. Como empolgação, meus votos seriam da RGE, Ebal e Bloch. Difícil essa, acho que todas tiveram seus méritos e defeitos.

Mas saindo da Marvel e DC, a Abril foi campeã com a Disney, "tudo começou com o pato", disse Victor Civita, e veio um império editorial em seguida. Gostava muito da King, ainda gosto aliás, pela empresa do Roberto Marinho, a Rio Gráfica. Reminiscências de uma infância rica em fantasia.
Não poderia deixar de destacar Luluzinha, Gasparzinho, Tom & Jerry, PicaPau, Os Monkees e muitas outras pérolas do passado. A Panini nunca poderá emparelhar com essas maravilhas lúdicas.


Cesar
Gerson_Fasano disse…
Quando respondi essa enquete pela primeira vez, respondi muito mais com a criança que leu e se apaixonou por essas revistas e seus personagens. Nem me ligava em editoras, mas sim se as revistas eram coloridas e nos seus formatos.

O fato de editora “A” ou “B” ter publicado a melhor fase de tal personagem, é muito complicado. Teriam as mais novas que republicar esse material ? Quer dizer que se o material atual é ruim, a editora atual está ferrada ? Trazer personagens novos, todas vão trazer, umas mais outras menos...

Se fosse pensar com a cabeça de adulto, a melhor editora seria aquela que publicasse as revistas no seu tamanho original, sem cortes, respeitando as cores, e com uma tradução correta. O papel utilizado depende da economia, vendas e blá blá blá... Pode ser mix, mais de um personagem por revista. Aliás, eu acredito que esse formato mix seja o ideal para o nosso mercado. Tem que publicar uma série, sem pular hqs. Manter um canal aberto com os leitores, e hoje com a internet isso é muito fácil. Mas também temos que levar a qualidade da impressão em conta. Distribuição ? Atendimento para edições antigas ?

Mas pensar assim dá muito trabalho, na boa, eu prefiro muito mais concordar com o Carlos e curtir um belo gibi da Bloch.

[]s
Gérson Fasano
Roberto Guedes disse…
Boa considerações, Gérson. O importante é isso aí: pesar os prós e contras com lucidez.

Forte abraço!
Anônimo disse…
Essas listas são legais, mas não podem, na minha opinião, ser termômetro para se definir de fato "a melhor". Não só porque as referências mudam com o tempo, mas também porque há as preferências pessoais que envolvem ainda a "memória emotiva" dos leitores. Por exemplo, a Ebal podia ter publicado as revistas em cores, pois já havia tecnologia para tal. E também podiam ter feito as letras à mão, em vez das letras em composição. A Bloch tinha qualidade gráfica para fazer um trabalho decente, mas imprimia com qualidade abaixo do duvidoso. A Abril também, houve épocas que utilizava as máquinas de pior qualidade pros quadrinhos. Enfim, há muitos pontos a se avaliar. (dariochaves@uol.com.br)
Roberto Guedes disse…
É verdade, Dario! Seus comentários vão ao encontro do que o pessoal avaliou acima. Obrigado por postar!

Andre Mansim disse…
Eu gostava demais da RGE e depois gostei também da Abril dos anos 80 e começo dos 90. Mas a RGE publicou na minha opinião os anos de ouro da Marvel, principalmente do Homem Aranha.