Já amplamente anunciada nos sites especializados e redes sociais, a Mundo dos Super-Heróis 43 (maio de 2013) está demais, com várias matérias de interesse dos apreciadores de HQs, desenhos animados, filmes, seriados e action figures. Confira no site da Editora Europa clicando aqui.
Tudo está lá:
* As desavenças entre Jerry Siegel e Joe Shuster com seus patrões mafiosos, que acabaram nos tribunais
* A guerra de egos entre Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko, com detalhes de um bate-boca numa rádio
* Os planos astutos de Bob Kane que excluíram Bill Finger de qualquer lucro com a marca Batman
A proposta central dessa reportagem é trazer nova luz a um assunto espinhoso, muitas vezes ignorado pelo fandom, mas necessário, a fim de mostrar ao leitor que nem tudo são flores no meio dos Quadrinhos - que, assim como em qualquer outra área profissional, rola muita sujeira, intriga e puxada de tapete. A falta de respeito pelo próximo, a ganância e a inveja formam um tempero nauseante no caldeirão de vaidade e ambição que é despejado nos corredores e redações das editoras.
A mesma abordagem também é empregada na minha coluna mensal, Universo Marvel/DC, com uma narrativa entrecortada com depoimentos picantes e reveladores, desta vez focando a gênese do Monstro do Pântano. Será que Stan Lee ficou contente de ver a DC Comics lançando uma fera de lama um mês depois da estreia do seu Homem-Coisa? Saiba a resposta lendo mais essa imperdível edição da Mundo, meu chapa!
Bem, completando esta postagem, seguem algumas imagens bacanas que, por falta de espaço não entraram na revista. Ficam como brindes aos seguidores do blog.
* Uma foto de Kirby, publicada originalmente num fanzine americano de 1971
* Monstro do Pântano e Homem-Coisa retratados por Nestor Redondo em 1980
* Uma carta recente de Steve Dikto a um fã, em que diz não lembrar mais dos detalhes sobre a criação do Homem-Aranha (evidenciando seu aborrecimento em relação ao assunto)
© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.
Comentários
Valeu pelos brindes. Essa carta do Ditko é uma rarida!
Andre Bufrem
Parabéns, Roberto, e que venham mais dossiês e livros dessa magnitude pela frente.
Abraços de seu fã de longa data
Abraços!