No final dos anos 1960, Jim Steranko se destacava dos demais
ilustradores da Pop Art por misturar, com maestria e bom gosto, conceitos artísticos de Op Art e Psicodelia com a linguagem visual e narrativa das HQs.
Até o grande Neal Adams, então na DC Comics, prestou-lhe homenagem ao recriar uma cena da série Nick Fury numa história do macabro Desafiador.
Seu prestígio era tanto que Steranko foi o primeiro desenhista da Era Marvel a conquistar o direito de escrever suas próprias histórias – privilégio que o editor Stan Lee não concedeu nem mesmo aos parceiros mais constantes, Jack Kirby e Steve Ditko (tempos depois Kirby escreveria HQs de Kazar e Inumanos).
A capa de Nick Fury, Agent of S.H.I.E.L.D. 4 (setembro de 1968) é a mais famosa feita por Steranko - e também a mais homenageada por outros artistas desde então -, devido ao seu grafismo repleto de elementos psicodélicos, urbanos e perturbadores.
Até o grande Neal Adams, então na DC Comics, prestou-lhe homenagem ao recriar uma cena da série Nick Fury numa história do macabro Desafiador.
Seu prestígio era tanto que Steranko foi o primeiro desenhista da Era Marvel a conquistar o direito de escrever suas próprias histórias – privilégio que o editor Stan Lee não concedeu nem mesmo aos parceiros mais constantes, Jack Kirby e Steve Ditko (tempos depois Kirby escreveria HQs de Kazar e Inumanos).
A capa de Nick Fury, Agent of S.H.I.E.L.D. 4 (setembro de 1968) é a mais famosa feita por Steranko - e também a mais homenageada por outros artistas desde então -, devido ao seu grafismo repleto de elementos psicodélicos, urbanos e perturbadores.
Curiosamente, Steranko não escreveu e nem desenhou a história dessa edição. A tarefa de contar a origem da Shield coube a Roy Thomas e Frank Springer.
No Brasil, a capa apareceu pela primeira vez na, hoje raríssima, Nick Fury, Agente da S.H.I.E.L.D. 5 (setembro de 1969), da Editora Trieste.
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Jairo