Stan e os Heróis Marvel - Arte de John Byrne |
Enquanto eu pesquisava alguma novidade para contribuir com a seção Ladrão de Cenas - que detalha todas as participações do fundador do Universo Marvel na telona -, me deparei com sua real primeira incursão cinematográfica.
Trata-se do filme L'An 01, uma comédia do cineasta francês Alain Resnais lançada em 1973. Nos Estados Unidos é chamada The Year 01 (O Ano 01). Eu já sabia que Resnais era muito amigo de Stan, conforme detalhei em meu livro Stan Lee: O Reinventor dos Super-Heróis (Editorial Kalaco/2012), e que pretendiam fazer um filme juntos chamado Monster Maker.
Monster Maker só não teria saído por que Resnais não obedeceu ao produtor do filme, que exigia vários cortes e alterações no script de Stan. Bem, apesar de toda a frustração, Stan ainda seria convidado por Resnais para participar de L'An 01 - muitos e muitos anos antes de começar a fazer aquelas divertidas pontas nos filmes da Marvel.
O vídeo a seguir traz uma sequência rodada em Nova York, com Stan atuando como narrador. Outro fato curioso é que o ator que comete suicídio é mais um importante roteirista de quadrinhos: Lee Falk, o criador dos famosos Mandrake e Fantasma.
É ou não é uma pérola do Cinema mundial?
© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.
Comentários
Mias uma prova do impacto que Stan causou na cultura mundial, impacto um pouco subestimado hoje em dia.