Pular para o conteúdo principal

Gedeone: O Guerreiro dos Quadrinhos - Biografia Autorizada


Dias atrás anunciei no Facebook minha nova obra biográfica: GEDEONE: O GUERREIRO DOS QUADRINHOS. Um projeto editorial que ficou aos cuidados da parceria GRRR! Editora e Opera Graphica. Em breve, as duas deverão anunciar o lançamento oficial e sessão de autógrafos na capital paulistana. 

Ao que me informaram, se dará em um grande evento, que lançará também obras de outros autores (enquanto isso, os editores disseram que alguns exemplares já deverão ser colocados à venda na Bienal de Quadrinhos de Curitiba).

Assim, seguem algumas informações sobre o livro, para aguçar a curiosidade e interesse dos leitores. Afinal, GEDEONE foi uma das mais importantes personalidades do Quadrinho brasileiro. Um autor, cuja trajetória se funde com a própria gênese do mercado editorial de São Paulo e com a formação do quadrinho tupiniquim como um todo.

GEDEONE MALAGOLA foi considerado há muito tempo o mais prolífico autor nacional de HQs. Além de roteirista e desenhista, também foi editor, articulista, pesquisador e contista, escrevendo artigos e histórias policiais e de mistério para magazines especializados, revistas pulp e jornais de grande circulação.

Com uma carreira que teve início nos anos 1940 e se estendeu até os primeiros anos do novo milênio, GEDEONE foi um verdadeiro produtor de conceitos e personagens dos mais vários estilos e gêneros: infantil, romance, aventura, ficção científica, terror e super-herói.

Criou personagens celebrados como Raio Negro, Homem-Lua e Lobisomem – O Demônio da Noite. Seu nome também está associado a grandes ícones da cultura popular, vide X-Men, Capitão 7, Vigilante Rodoviário, Milton Ribeiro, Bidu, Beto Carrero e He-Man; e formou parceria com outros gigantes da indústria, casos de Mauricio de Sousa, Jayme Cortez, Flavio Colin, Rodolfo Zalla e Eugenio Colonnese.

Tudo isso e muito mais é narrado em riqueza de detalhes no livro, com um texto ágil e embasamento histórico, entrecortado por informações de bastidores, e depoimentos exclusivos de familiares e colegas de profissão do biografado.

O trabalho editorial ficou para lá de caprichado! O livro é recheado de imagens e fotos raríssimas – muitas jamais divulgadas antes ao público –, que trará ao leitor detalhes extraordinários sobre a fértil carreira e a vida particular de GEDEONE. 

Para completar, o cartunista Marcio Baraldi e o editor Franco de Rosa assinam o posfácio, e como bônus, o livro ainda reproduz uma preciosa adaptação que GEDEONE fez nos anos 1960 do conto O Barril de Amontillado, de Edgard Allan Poe.

Simplesmente imperdível!

GEDEONE: O GUERREIRO DOS QUADRINHOS – Uma biografia autorizada
Autor: Roberto Guedes (contato: guedesbook@gmail.com)
Editoras: Opera Graphica e Grrr! 
Formato: 21 x 28 cm
100 páginas em preto e branco


© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários

Unknown disse…
Guedes so posso dizer sensacional e espetacular, será muito bom conhecer a vida desse grande quadrinista brasileiro.
Roberto Guedes disse…
Obrigado, Denis! Você vai ficar positivamente surpreso com as revelações contidas no livro.
Victor Policarpo Malagola disse…
Onde ira ser o lançamento ? Quero ir pra ler sobre o meu avô
Roberto Guedes disse…
Olá, Victor! A Opera Graphica ainda não confirmou a data e local do lançamento oficial do livro. Como autor da obra eu também aguardo ansioso a confirmação da editora. Em todo caso, a livraria Comix Book Shop já está vendendo o livro, inclusive pelo próprio site. Segue o link: http://www.comix.com.br/review/product/list/id/32302/

Forte abraço!
Eu tinha 2 paginas originais e com dedicatoria do Gedeone para mim, uma do Raio Negro e outra do Homem Lua. Fui roubado. Vivo procurando essas páginas.
Roberto Guedes disse…
Caramba, Alexandre! Isso é realmente lamentável.