Pular para o conteúdo principal

Gibilândia 5 traz Homem-Aranha e Mister A


A partir desta edição, o fanzine Gibilândia (formato 15 x 21 cm, 36 páginas) passa a ter capa colorida e seção de correspondência – algo que os leitores pediam havia algum tempo. Quanto aos quadrinhos, seguem no esperado mix de raridades e histórias que ainda permaneciam inéditas no Brasil.

Como por exemplo, No início. Finalmente em português, uma versão raríssima da origem do Homem-Aranha produzida pelo próprio Stan Lee em parceria com os artistas Larry Lieber e Bill Everett. A trama introduziu elementos novos, como a briga de Peter Parker com arruaceiros logo após ganhar superpoderes. Extraída do magazine preto e branco Spectacular Spider-Man 1 (julho de 1968).

Também chega ao Brasil o radical e implacável Mister A, criação polêmica de Steve Ditko mergulhada na filosofia do Objetivismo, e verdadeira inspiração para o Rorschach de Alan Moore. A trama é originária do fanzine The Collector 26 (verão de 1972).

Como já se tornou tradicional em suas páginas, o GB traz mais uma HQ de romance: Nenhum homem é meu mestre!, de My Love 10 (março de 1971). Na ocasião, vista por muitas leitoras como um deboche de Stan lee ao movimento feminista. Arte de John Buscema.

Ainda sobre essa ideologia, Lilith, a lendária “primeira mulher de Adão”, poderia ser considerada a primeira feminista da humanidade. Tony Isabela e Ernie Chan são os autores responsáveis por essa quadrinização interessante que primeiro apareceu no magazine Vampire Tales 4 (abril de 1974).

Por sua vez, o titubeante Esmaga Gordon é uma paródia do Flash Gordon feita pelo talentoso Frank Brunner. Retirada do fanzine Heritage Flash Gordon volume 1B (1972), editado por Doug Murray – aquele que mais tarde criaria a série Conflito do Vietnã.

E para fechar, um artigo de cinco páginas dedicado aos 80 anos da Casa das Ideias: Marvel Comics: A Mitologia Moderna. Escrito por mim, o texto dá bastante destaque para personagens hoje um tanto esquecidos do fandom, como Destroyer, Vênus e Namor, o Príncipe Submarino.

O interessado pode entrar em contato comigo no e-mail guedesbook@gmail.com Porém, não deve demorar, pois a tiragem é limitada.

GIBILÂNDIA 5
Guedes Manifesto Produções Editoriais
Editor e tradutor: Roberto Guedes
Diagramador: Sandro Marcelo
Capa: John Romita e Steve Ditko (arte) – Robbie Prado (cores)

© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários