Pular para o conteúdo principal

Gibilândia 11: histórias sci-fi e heróis da TV

O novo número do fanzine Gibilândia está repleto de atrações para os colecionadores sérios, fãs de sci-fi, adaptações de personagens famosos e apreciadores em geral das gloriosas Era de Prata e Era de Bronze dos quadrinhos. Eu assino dois artigos:

 Aqueles outros heróis da tv, que conta como foi a transposição de alguns dos mais icônicos aventureiros da telinha nos anos 1970 para os gibis. São os casos de O Homem de Seis Milhões de Dólares, Mulher Biônica, Poderosa Ísis e do Homem do Fundo do Mar, com muitas informações de bastidores, seus autores e publicações brasileiras.

 Como implodir um herói, uma análise crítica da trajetória do jovem e poderoso Nuclear, criação de Gerry Conway e Al Milgrom para a DC Comics em 1978.

 Sobre as HQs:

 O Homem Negativo – House of Mystery 84, março de 1959. Um clássico dos quadrinhos sci-fi assinado pelo “Rei” Jack Kirby e só publicado pela DC Comics após sua saída da editora, quando, inclusive, já havia iniciado sua parceria lendária com Stan Lee na Marvel. Os cientistas Kirk Vale e Dan Marble acidentalmente criam um ser de energia de alto poder destrutivo, e arriscam suas próprias vidas para detê-lo. Definitivamente, um vilão de enorme potencial que poderia ter sido aproveitado posteriormente no multiverso da DC.

 O Homem do Entretempo – Charlton Bullseye 5, setembro de 1976. Mais uma fantástica aventura estrelada pelos Herdeiros do Apocalipse (Doomsday + 1, série pós-apocalíptica da saudosa Charlton Comics). Num futuro próximo, o Capitão Boyd Ellis, sua noiva Jill Malden e a cientista japonesa Ikei Yashida retornaram de uma viagem espacial e se deparam com a Terra devastada após uma guerra nuclear entre Estados Unidos e União Soviética. Os astronautas se aliam a Kuno, um guerreiro godo que permaneceu em animação suspensa durante séculos e vivem aventuras fabulosas. Dessa vez, a equipe encontra o viajante do tempo Stinson Tempest, e enfrenta a ameaça dos monstruosos yetis. John Byrne em sua forma mais pura, assinando roteiro e arte – e transbordando talento e imaginação.  

 O crepúsculo dos skrulls – Fantastic Four Young Model Builders Club Giveaway, 1981. HQ raríssima do Quarteto Fantástico, jamais republicada nos Estados Unidos e que nunca havia sido lançada no Brasil. Saiu originalmente numa revista promocional de miniaturas de naves espaciais no comecinho da década de 1980. Arte de ninguém menos que “Jazzy” John Romita, que narra como o grupo de super-heróis mais carismático da Marvel acabou se envolvendo numa batalha entre as raças alienígenas kree e skrull.

Completando essa primorosa edição, seção de correspondência com os gibilanders (como são chamados os leitores do GB), e pin-ups de Jack Kirby e Bruce Timm.

Gibilândia 11 - Guedes Manifesto Produções Editoriais - Editor: Roberto Guedes - Diagramador: Sandro Marcelo - Capa: Bruce Timm (Quarteto Fantástico), John Castelhano (cores) e Robbie Prado (design) - Formato: 15 x 21 cm – 36 páginas - Contato: guedesbook@gmail.com

 © Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários