Pular para o conteúdo principal

Nova edição do Status Comics conta a trajetória dos fanzines e gibis independentes


 A nova edição do Status Comics resgata a trajetória das revistas alternativas americanas e brasileiras publicadas desde o princípio do século 20. Títulos que revelaram autores hoje famosos, que exerceram influência na criação de editoras independentes, convenções de quadrinhos e imprensa especializada. Um verdadeiro dossiê dividido em três grandes partes:

O fandom americano – Conta desde a gênese, com o lançamento, em 1926, da revista de ficção científica Amazing Stories, que deu início ao movimento dos primeiros grupos de fanzineiros, que tiveram entre seus membros nomes como: Jerry Siegel e Joe Shuster (criadores de Superman), Forresst J. Ackerman (criador de Vampirella) e Julius Schwartz e Mort Weisinger (editores da DC Comics). O artigo conta em detalhes a criação de fanzines clássicos: Alter Ego, o primeiro dedicado exclusivamente aos super-heróis, editado por Roy Thomas; Star Studded Comics, que publicou os primeiros trabalhos de Jim Starlin, Dave Cockrum e George R.R. Martin; Batmania, Rocket’s Blast Comicollector Witzend (de Wally Wood). E ainda revela como surgiram as primeiras comic shops, os quadrinhos underground de Robert Crumb e Gilbert Shelton, as revistas especializadas The Comics Journal e Amazing Heroes, e as editoras independentes Star Reach, Eclipse Comics, Pacific Comics e Comico entre outras.

 


O fandom brasileiro – Tudo teve início na década de 1930, com o Centro Juvenalista, o primeiro agrupamento de fãs, organizado pelos fãs do Suplemento Juvenil, como Hélio de Soveral (roteirista da série Kung Fu) e Pedro Anísio (um dos criadores do Judoka). Traz informações sobre os fanzines pioneiros: Ficção (de Edson Rontani), Historieta (de Oscar Kern), e O Lobinho (de Raul Veiga), que expuseram os trabalhos de Mozart Couto, Mike Deodato, Emir Ribeiro e Watson Portela; além de fanzines icônicos, como Quadrix, Gibimania, Opinião e Saga. Narra como se deu a criação de eventos, como a Primeira Exposição de Quadrinhos (1951), o Encontro de Quadrinhos de Araxá (1988) e a CONAQUI (1993/1994); além da importante reunião dominical de fãs, o Conclave, que revelaria futuros profissionais da área, e estaria associada a fanzines hoje tidos como clássicos: Portal do Universo, Alegoria, Status Comics e OINQC. Destaca também os títulos underground Chiclete com Banana, Circo, Animal e Uidgrudi.

 




Os superindies brasileiros – Compilação em forma de dicionário, com diversos super-heróis nacionais que surgiram no circuito independente a partir dos anos 1990. Meteoro, Protetores, Feedback, Overgirl, Gralha, Cometa, Conversor, Penitente, Lobo Guará, Máscara Noturna, Lagarto Negro, Necronauta etc. Cada verbete traz uma resenha do personagem, e informações técnicas, como primeira aparição, criadores, títulos e editoras pelas quais foi publicado.

 


Status Comics 6

Guedes Manifesto Produções Editoriais

Capa: Dave Stevens (arte) e John Castelhano (restauração e
cores)

Formato: 15 x 21 cm, 36 páginas

 

Tiragem limitada. Para adquirir um exemplar, escreva para guedesbook@gmail.com e solicite preço e formas de pagamento.


© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados. 

Comentários