Pular para o conteúdo principal

Jerônimo, um herói multimídia


Antes de tudo, Jerônimo é uma surpreendente adaptação do faroeste americano para os sertões brasileiros. Protagonista de uma novela de rádio transmitida pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, Jerônimo, o Herói do Sertão foi criado em 1953 por Moysés Weltman. 

O programa fez tanto sucesso que ficou no ar 14 anos. Em julho de 1957, a RGE (Rio Gráfica Editora) começou a publicar sua versão em quadrinhos, desenhada por Edmundo Rodrigues. O artista baseou as feições do personagem nas do povo amazonense. Rodrigues também declarou que a primeira edição do gibi vendeu, num só dia, 140 mil exemplares. 

O personagem atingiria quase 100 edições entre o título mensal e almanaques, e sua trajetória na RGE seria cancelada apenas em 1966, praticamente coincidindo com o fim das transmissões radiofônicas. Adiante, Jerônimo também viraria telenovela, primeiro pela Tupi (1972), e depois pelo SBT (1984). Nas duas ocasiões, encarnado pelo ator Francisco di Franco. 

Ainda em 1972, o personagem foi levado ao cinema, num filme produzido e protagonizado por Adolpho Chadler. Rodrigues tentou a volta do personagem aos gibis, em 1979, pela Bloch Editores (onde trabalhava como editor de quadrinhos na época), mas só saíram três edições em formatinho.

© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários

Edno Rodrigues disse…
Guedes, excelente a matéria. Em poucas palavras, você disse tudo. A foto do primeiro número da revista do herói do sertão,foi a mais bonita que vi até hoje, postada na internet.Muito boa! Parabéns. Edno Rodrigues
Roberto Guedes disse…
Fico feliz em saber que você gostou, Edno! Sempre admirei o trabalho do seu irmão. Abração!