Pular para o conteúdo principal

Viagem no tempo com a Somtrês

Em 1981, eu tinha apenas 15 anos mas já curtia rock and roll havia "séculos". Contudo, não sabia nada dos bastidores do show biz, da história das bandas, das discografias etc. Minha primeira incursão nesse mundo de informações foi por meio da revista As Melhores Bandas de Rock de Todos os Tempos, da Editora Três. Uma edição especial da Somtrês - que era uma publicação voltada para aparelhagem de som.

Era a primeira publicação desse gênero lançada pela empresa do argentino naturalizado brasileiro Domingo Alzugaray, e eu estava lá para conferir. A edição propriamente dita ficou a cargo de Maurício Kubrusly (aquele mesmo), enquanto a seleção das bandas e textos jornalísticos foram feitas pelos míticos José Emílio Rondeau e Ana Maria Bahiana.

Cream, Pink Floyd, Led Zeppelin, Rolling Stones, Beatles, The Who, Sex Pistols e tantas outras bandas marcavam presença naquelas páginas bem redigidas, diagramadas e recheadas de fotos incríveis. De brinde veio uma fita virgem Mac - que eu gravei e regravei diversas vezes.

A partir de então comecei a comprar inúmeras revistas e livros sobre o assunto, ao mesmo tempo em que a minha coleção de discos também aumentava. Bem, os anos se passaram e essa revista acabou desaparecendo do meu acervo.

Só no começo de 2018 é que consegui, junto a um comerciante, um exemplar novinho em folha - um near mint, como dizem os americanos -, como se o mesmo tivesse vindo diretamente de 1981 para o presente.

Sabe, o legal de publicações - sejam revistas ou livros - é que elas ajudam a transportar, de imediato, a nossa mente para o momento exato em que a adquirimos... e com aquela sensação de quase déjà vu. Lembrei que havia comprado o primeiro exemplar num sábado, para ler enquanto aguardava na sala de espera da dentista, que a propósito, era minha querida e saudosa prima Tânia.

Viajei legal... e de novo... no tempo...



© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários

Anônimo disse…
sei exatamente o que queres dizer...tinha um album q eu adorava era a versao em HQ do filme GREMLINS q não sei oq houve sumiu d vista la em casa...
Hj consegui num sebo...