Pular para o conteúdo principal

Força Máxima 4 apresenta o "Batman Italiano"

A nova edição da revista Força Máxima é totalmente dedicada ao mais famoso vigilante de Gotham City. Apresenta histórias nunca antes publicadas no Brasil, verdadeiras raridades da década de 1960. E com um detalhe dos mais surpreendentes: produzidas na Itália.

Naqueles tempos, a Batmania começava a imperar no País da Bota, e a Editora Mondadori, que detinha os direitos do Universo DC Comics por lá, decidiu criar suas próprias HQs do Batman. A revista do personagem circulava quinzenalmente e precisava de mais material inédito para abastecê-la.

Para tal tarefa, o editor Enrico Bagnoli escalou alguns dos autores mais talentosos do mercado, uma verdadeira seleção de craques da Nona Arte italiana, que nada deixavam a dever aos profissionais dos Estados Unidos. Os roteiros ficaram a cargo de Pier Carpi, pseudônimo de Arnaldo Piero Carpi, que escrevia quadrinhos da Disney, e ficaria marcado como escritor da série Diabolik.

A equipe artística se dividiu entre Sergio Tarquinio e os irmãos Paul e Peter Montague, nomes artísticos de Paolo e Piero Montecchi. Tarquinio havia trabalhado para editoras da Argentina e Inglaterra, e mais tarde colaborou nas séries Ken Parker e Storia Del Oeste (A História do Oeste no Brasil), ambas da Bonelli. Já Paul passou por várias redações italianas e foi um dos desenhistas da editora inglesa Fleetway. Em 1957, Peter começou a trabalhar com ele. Uma curiosidade: Paul desenhava Bruce Wayne com o rosto do ator Alain Delon.

O próprio Bagnoli tem uma extensa ficha de serviços prestados, da alemã Springer Verlag para a americana Fiction House; e a partir dos anos 1980 escreveria dezenas de histórias de Martin Mystère para a Bonelli.

Em O sumiço de Robin, de Batman 21 (novembro de 1967), a Dupla Dinâmica se envolve num misterioso caso de intriga internacional; enquanto que em A teia de aranha, extraída de Batman 58 (abril de 1969), Batman acaba capturado pela gangue do Teia, um inimigo terrível criado pelos autores europeus.

FM 4 já nasce como um ITEM DE COLECIONADOR imprescindível para todo fã do Cruzado de Capa. A TIRAGEM é LIMITADA! Portanto, não demore para reservar seu exemplar. Escreva para o e-mail guedesbook@gmail.com  solicitando preço e formas de pagamento.

Força Máxima 4 – Guedes Manifesto Produções EditoriaisEditor e tradutor: Roberto Guedes – Diagramador: Sandro Marcelo – Capa: Paul Montague (arte), Sergio Tarquinio (Robin e página de fundo) John Castelhano (cores) Formato: 15 x 21 cm, 36 páginas. Capa em papel couchê fosco 170g, miolo em papel offset 90g.

Comentários

Unknown disse…
muito legal mesmo! material precioso para qualquer colecionador.