Pular para o conteúdo principal

90 anos do Fantasma na Intrepidus 8

 

Os 90 anos de criação do Fantasma são celebrados em Intrepidus 8. Reserve desde já seu exemplar, pois a tiragem é limitadíssima. Escreva para: guedesbook@gmail.com e solicite preço e forma de pagamento.

O herói surgiu nas tiras de jornais em 17 de fevereiro de 1936, configurando-se no precursor dos heróis mascarados dos quadrinhos, e um dos personagens mais influentes da Nona Arte. Criado por Lee Falk, o Fanstama ascendeu ao patamar de mito moderno, devido ao seu perfil misterioso, viril e inflexível na luta contra o mal.

De olho na efervescência dos gibis de super-heróis na Era de Prata, o King Features Syndicate licenciou o Fantasma para a editora Gold Key, que o lançou em título próprio em novembro de 1962. A partir do número 18, o título migrou para o selo King Comics (do próprio King Features), e assim seguiu até a edição 28, quando, enfim, a Charlton Comics assumiu a tarefa de continuar a série.

Houve um revezamento de vários autores na elaboração das tramas, contudo, várias HQs da Charlton permaneceram inéditas no Brasil. Histórias curtas, de seis a oito páginas, desenhadas por Pat Boyette, criador do super-herói Pacificador. Intrepidus 8 traz para o deleite do leitor brasileiro cinco dessas aventuras: O segundo Fantasma e O ritual (Phantom 40/outubro de 1970), Vozes silenciosas (Phantom 47/dezembro de 1971), Rede de assassinos (Phantom 54/fevereiro de 1973) e O caldeirão do diabo (Phantom 59/dezembro de 1973).

Histórias essas repletas de curiosidades, como a aparição de um Fantasma impostor, de um vilão com a cara do ator Charles Bronson, e o avião a jato de Kit Walker (no melhor estilo Batman). Completando a edição, o artigo Por que o Fantasma é tão bom? traça um perfil do grande Lee Falk, ao mesmo tempo em que analisa a importância e impacto cultural do Espírito que Anda na sociedade moderna.

Intrepidus 8 – Guedes Manifesto Produções EditoriaisEditor, tradutor e articulista: Roberto Guedes – Designer: Sandro Marcelo – Capa: Frank Bolle (arte) e John Castelhano (cores) – Formato: 21 x 28 cm, 44 páginas. Capa em papel couchê fosco 150g, miolo em papel offset 90g.

Comentários